Home » Desporto » Automobilismo » Estreia do CUPRA Leon Competición no TCR Itália 2020
Estreia do CUPRA Leon Competición no TCR Itália 2020
Estreia do CUPRA Leon Competición no TCR Itália 2020

Estreia do CUPRA Leon Competición no TCR Itália 2020

O CUPRA Leon Competición estreia-se este fim de semana no mundial com a participação no TCR Itália de 2020, conduzido pelo atual campeão Salvatore Tavano, no circuito de Mugello.

As duas primeiras unidades do CUPRA Leon Competición, um veículo baseado no novo CUPRA Leon, abandonaram a CUPRA Racing Factory na semana passada em direção ao país transalpino, onde se vão estrear de mãos dadas com a equipa campeã da competição nacional de turismo, a Scuderia del Girasole by CUPRA Racing, e o bicampeão italiano Salvatore Tavano.

A estreia do CUPRA Leon Competición em estrada foi adiada pelo cancelamento da série TCR em março passado, devido à pandemia do COVID-19. O regresso da competição terá lugar em circunstâncias extraordinárias, uma vez que a primeira corrida do TCR Itália 2020 será realizada à porta fechada para cumprir as medidas de segurança.

Para Jaime Puig, diretor do CUPRA Racing: “Estamos muito felizes por voltar aos circuitos e fazê-lo com a estreia do CUPRA Leon Competición. Temos o modelo mais novo da grelha, e acho que desenvolvemos um automóvel capaz de repetir os triunfos do seu antecessor. Com o regresso da competição, agora é o momento de apoiar todas as nossas equipas de clientes através dos nossos engenheiros.”

Salvatore Tavano e Simone Pellegrinelli, os pilotos da equipa Scuderia del Girasole by CUPRA Racing, vão ser os primeiros em competição, na estrear do CUPRA Leon Competición. A equipa italiana vai procurar reeditar os títulos de melhores pilotos e melhor equipa das duas últimas temporadas.

O novo turismo de corridas, desenvolvido para competir nas séries de TCR e corridas de resistência em todo o mundo, apresenta um motor turbo de 2.0 litros capaz de produzir 340CV a 6.800 RPM e um binário de 410 Nm. Juntamente com uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades, o novo modelo de corrida da CUPRA acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h. No que diz respeito à geração anterior do CUPRA TCR, o CUPRA Leon Competitión combina a nova carroçaria da marca e uma geometria do chassis desenhada especificamente para o modelo, que reduz o peso, proporciona rigidez e permite uma maior personalização para cada equipa e piloto.

Para uma maior eficiência aerodinâmica, a CUPRA optou pela tecnologia Multi Jet Fusion de impressão 3D da HP para produzir componentes mais leves que melhoram a distribuição de peso, como o módulo de controlo do volante, as entradas de ar e o arrefecimento.

O CUPRA Leon Competición representa perfeitamente o caráter contemporâneo da marca CUPRA e o seu ADN do mundo das corridas. Ainda antes da sua estreia na pista, a CUPRA Leon Competición já estabeleceu novos padrões no mundo do automobilismo, uma vez que no final de 2019 se tornou o primeiro turismo de corridas disponível para pré-reservas através de uma plataforma online. Além disso, o novo modelo fez a sua primeira aparição virtual na série CUPRA Simracing em maio passado com os embaixadores da CUPRA Marc ter Stegen, Mattias Ekstrom e Jordi Gené.

A CUPRA é uma marca que pertence ao Grupo SEAT, caracterizada pelo design contemporâneo e desempenho desportivo dos seus modelos eletrificados. Desde o seu lançamento como marca independente em 2018, as vendas dispararam e a CUPRA encerrou 2019 com um crescimento de 72% em relação ao ano anterior, com quase 25.000 unidades vendidas. Em 2020 chegam ao mercado o CUPRA Leon e o CUPRA Formentor. A CUPRA tem cerca de 250 pontos de venda especializados em todo o mundo.
Coincidindo com o seu segundo aniversário, a CUPRA inaugurou a sua nova sede em Martorell (Barcelona), a Garagem CUPRA, um edifício de 2.400 m2 localizado junto à sede corporativa da SEAT. A CUPRA tem também uma oficina de automóveis de competição, a Fábrica de Corridas da CUPRA, onde desenvolveu o primeiro carro de competição 100% elétrico, o CUPRA e-Racer.

Para além de se tornar o parceiro exclusivo do F.C. Barcelona, a CUPRA formou uma equipa de elite de embaixadores, incluindo o guarda-redes alemão Marc ter Stegen e o piloto sueco Mattias Ekström, entre outros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.