Home » Sociedade » Escolas e universidade » Estudo: A qualidade do professor influencia os alunos
Estudo: A qualidade do professor influencia os alunos

Estudo: A qualidade do professor influencia os alunos

O estudo “Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno”, promovido pelo EDULOG da Fundação Belmiro de Azevedo, comprova que a qualidade do professor tem impacto direto no nível de aprendizagem dos alunos.

A investigação que é pioneira foi desenvolvida por académicos da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa e da University College London.

Com base nos cálculos obtidos através do Valor Acrescentado do Professor (VAP) – métrica que mede a evolução dos resultados dos alunos em provas universais e comparáveis realizadas antes e depois da sua exposição a determinado professor – o grupo de investigadores concluiu que o desempenho dos docentes influencia significativamente os resultados obtidos por cada aluno, tal como acontece com outros fatores como o sexo do estudante, a formação dos pais, o nível de rendimento, entre outros.

De modo geral, a análise realizada ao ensino da Língua Portuguesa e da Matemática nos 2º e 3º ciclos e ensino secundário veio demonstrar que se todos os professores no percentil 10 do VAP passassem a ter um efeito na aprendizagem dos seus alunos semelhante ao dos professores do percentil 90, verificar-se-ia uma redução significativa na percentagem de alunos com nota negativa e um aumento da percentagem de notas de nível cinco. Concretamente, esse cenário permitiria, no 2º ciclo, reduzir o número de alunos com avaliação negativa de 31% para 6% em Língua Portuguesa, e de 50% para 19% em Matemática. Já no 3º ciclo, a redução do número de alunos com nota negativa seria de 48% para 10% em Língua Portuguesa, e de 63% para 22% em Matemática. Por fim, a mesma tendência verifica-se em alunos do secundário, onde a quebra iria dos 63% para 18% em Língua Portuguesa, e dos 70% para 23% em Matemática.

Com os dados obtidos, foi ainda possível identificar diferenças de Valor Acrescentado por NUTS 3, sinalizando-se as regiões de Portugal Continental onde os ganhos com uma alteração no Valor Acrescentado do Professor seriam mais significativos e onde seria prioritário intervir. No 2º ciclo, é o Alto Tâmega a região do país que teria o maior incremento na probabilidade de um aluno passar a ter uma nota positiva na prova de final de ciclo de matemática (45,24 pontos percentuais); no 3º ciclo e no ensino secundário é a Lezíria do Tejo, com 67 pontos percentuais e 81 pontos percentuais, respetivamente.

Para David Justino, Membro do Conselho Consultivo do EDULOG, “os dados agora apresentados são claros em expor a necessidade de se criarem condições que permitam uma melhoria da qualidade de ensino prestada pelo nosso sistema educativo, que terá de passar pelo desenvolvimento de mecanismos promotores da formação contínua do corpo docente português, por forma a que estes possam manter ou alcançar elevados níveis de desempenho das suas funções e, consequentemente, influenciar positivamente os resultados dos seus alunos”.

O estudo do EDULOG demonstra ainda que o contributo do professor tem um maior impacto na obtenção de uma nota positiva pelos alunos no final de cada ciclo, ou seja, no ano mais próximo da realização do exame/prova nacional. Segundo os números, a probabilidade de um aluno obter uma nota positiva aumenta 5% caso seja substituído o professor do 5º ano, mas poderá chegar a mais 10% caso essa substituição ocorra no 6º ano.

À luz dos resultados do estudo, o EDULOG recomenda que a manutenção de um mesmo professor ao longo de um ciclo de ensino não seja, por si só, um critério de distribuição de professores por turmas. A distribuição do serviço docente deve antes ser feita em função das características dos professores e não apenas, por exemplo, em função da antiguidade na carreira ou da experiência. Ao mesmo tempo, devem criar-se condições de formação e supervisão dos professores com um VAP mais baixo. O organismo da Fundação Belmiro de Azevedo recomenda ainda uma avaliação mais aprofundada do atual sistema de colocação de professores e progressão na carreira, que permita fundamentar futuras decisões políticas relativas ao que devem ser os requisitos para o acesso e progressão na carreira docente.

EDULOG / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.