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Estudo da DECO PROTeste avalia os Supermercados

Estudo da DECO PROTeste avalia os Supermercados

O inquérito anual da DECO PROTeste, sobre a satisfação dos consumidores com os supermercados, identificou as lojas físicas Mercadona, como as que mais agradam aos portugueses, seguidas pelas El Corte Inglés/Supercor e pelas My Auchan. Relativamente às compras online, a maior satisfação é com o site do El Corte Inglés.

Na análise ao inquérito de satisfação com as lojas físicas, realizado em junho deste ano e que contou com 4.412 respostas, foram ainda consideradas as respostas de 2022 de forma a garantir maior estabilidade nos resultados, reunindo-se mais de 20 mil experiências válidas em 20 supermercados. No caso das lojas online, a satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa, através de um serviço operado pelo supermercado. Aqui, obtiveram-se resultados para quatro plataformas.

O estudo permitiu assim aferir que 55% de os consumidores vão ao supermercado uma ou duas vezes por semana, 67% pagaram com cartão de débito e 53% visitam todas as semanas o mesmo supermercado. Já 74% confirmaram que nunca compraram num supermercado online. O agrado com os preços é o fator que mais influencia a satisfação dos consumidores com as cadeias de supermercado, seguido pela satisfação com o que se compra e o conforto da loja (espaço, limpeza e luminosidade).

No que toca às lojas físicas, o principal motivo que levam o consumidor a escolher um supermercado em detrimento de outro é a proximidade à casa ou ao local de trabalho, referida por 38%. Apenas 15% mencionaram a qualidade dos produtos em geral e o facto de a loja praticar bons preços.

As lojas Mercadona possuem uma avaliação mais elevada em relação ao conforto, na indicação dos preços, na qualidade do peixe, na qualidade e disponibilidade dos produtos de marca própria e na satisfação com os produtos comprados. Os únicos fatores que reúnem menor satisfação nesta cadeia são as promoções e descontos.

Nos supermercados El Corte Inglês/Supercor, que a qualidade da carne é o fator com maior índice de satisfação e o mais elevado entre as 20 cadeias analisadas, seguindo-se o conforto dos espaços e estacionamento. O preço dos produtos, promoções e descontos são os que menos satisfazem quem faz compras nestes estabelecimentos.

As lojas My Auchan, que ocupam o 3º lugar de satisfação global, agradam aos consumidores no estacionamento e qualidade da carne e peixe.

Os artigos de marca própria são os mais procurados em determinadas categorias e cadeias. No caso dos laticínios, mercadorias, detergentes, produtos de higiene e cosméticos, grande parte dos clientes prefere as lojas Lidl e Mercadona e, em menor medida, o Aldi.

Em relação às lojas online, o aspeto que mais influencia a satisfação global é a precisão na entrega, sendo que o El Corte Inglés e o Pingo Doce (Mercadão) são os que mais satisfazem neste critério. A disponibilidade dos produtos, a pontualidade da entrega e condição dos produtos à chegada também determinam a escolha dos consumidores.

No entanto, pão, roupa, calçado, fruta fresca e legumes são alguns dos produtos que os consumidores preferem comprar fora do supermercado.

Os supermercados Pingo Doce e Continente Modelo, na Madeira, obtiveram a satisfação global mais baixa, devido aos preços. O Minipreço, em todo o País, também obteve uma baixa classificação, devido ao estacionamento e conforto, sendo que a principal crítica é a falta de produtos biológicos.

Para consulta dos resultados do estudo: https://www.deco.proteste.pt/familia consumo/supermercado/noticias/qual-supermercado-preferido-portugueses Saiba qual o supermercado mais barato em: https://www.deco.proteste.pt/supermercado.

Sobre a DECO PROTESTE

A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

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