Home » Sociedade » Notícia* » Estudo da LLYC avalia uma nova geração de líderes
Estudo da LLYC avalia uma nova geração de líderes

Estudo da LLYC avalia uma nova geração de líderes

A LLYC, consultora de comunicação e relações públicas, em colaboração com a Trivu, desenhou o projeto “Future Leaders”, um estudo pioneiro, baseado numa tecnologia que cruza a Programação Neuro-Linguística com a Inteligência Artificial para a análise de texto, que procurou conhecer a nova geração de líderes, com menos de 30 anos, das línguas espanhola e portuguesa.

A partir de uma análise da pegada digital discursiva, artigos, textos, publicações nas redes sociais, vídeos, etc., esta pesquisa identifica as tendências e os traços de personalidade de jovens que lideram nas suas áreas de atividade e estabelece uma comparação com a personalidade e a comunicação dos líderes da atualidade.

O sólido sentido de disciplina, a forte tendência para a ação, a firme orientação para a cooperação e a liderança coletiva ou resiliente, positiva e emocional são algumas das dimensões que definem o perfil desta nova geração de líderes, e os traços que a distinguem dos líderes contemporâneos.

A LLYC e a Trivu desenvolveram uma lista que identifica 120 jovens de língua espanhola e portuguesa a quem designou de líderes do futuro. Nascidos a partir de 1990 e oriundos de 12 países diferentes, estes perfis são referências nas mais diversas áreas de influência: desde a tecnologia, à medicina e ao meio ambiente, às questões sociais, ao empreendedorismo ou mesmo à gastronomia.

Em Portugal, os dez jovens analisados pelo estudo são Salvador Sobral (Músico; vencedor do Festival da Eurovisão de 2017), Frederico Morais (Surfista; vencedor do prémio de melhor surfista Europeu do Ano no Eurosima Surf Summit 2017), Madalena Rugeroni (Empreendedora e Country Manager na Too Good to Go em Portugal) Joana Paiva (Empreendedora, cientista e engenheira biomédica; CTO e cofundadora do iLoF – Intelligent Lab on Fiber), Fred Canto e Castro (Empreendedor; fundador da Sonder e CEO do Seekers Club), Simão Cruz (Engenheiro especialista em Fintech; Diretor Adjunto de Estratégia e Desenvolvimento Digital do BIG – Banco de Investimento Global), Margarida Balseiro Lopes (deputada na Assembleia da República e Presidente da Comissão Política Nacional da JSD), Miguel Oliveira (Piloto de Motociclismo; primeiro piloto profissional português do MotoGP), Joana Leite de Castro (Empreendedora; cofundadora da The Human Toolbox) e Catarina Macedo (Engenheira especialista em UX; Senior Program Manager de P&D da Xbox na Microsoft).

A propósito deste estudo, Tiago Vidal, Diretor Geral da LLYC em Portugal acrescenta ainda que “esta análise permite-nos identificar, de facto, uma mudança estrutural na forma como deve ser percecionada a liderança e a comunicação no futuro. A pandemia acelerou esta tendência que há muito falávamos de uma comunicação mais humana, mais próxima, com um propósito claro e muito focada na ação. É precisamente isso que irá ser exigido a estes líderes do futuro”.

Para esta seleção, foram considerados três critérios: ter um propósito claro na sua área de atividade; o seu potencial de mobilização; e, por fim, a sua capacidade de influência. Pode consultar a lista completa dos líderes do futuro aqui.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.