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Estudo da Paypal revela novos h√°bitos de compras
Estudo da Paypal revela novos h√°bitos de compras

Estudo da Paypal revela novos h√°bitos de compras

O estudo europeu realizado pela PayPal em parceria com a Ipsos, durante o confinamento, revela uma mudança muito significativa nos hábitos de compra e pagamentos, pelos portugueses, com destaque para a solidariedade e para o espírito local.

Doa√ß√Ķes, pagamentos online e apoio √†s empresas locais, ganharam for√ßa durante o periodo confinante, uma situa√ß√£o sem precedentes, que obrigou a enormes mudan√ßas do dia-a-dia de cada um e √† ado√ß√£o de novas formas de vida, com destaque para o esp√≠rito comunit√°rio mais altru√≠sta.

Embora a fidelidade √†s grandes marcas se tenha mantido durante a invas√£o pand√©mica, para os inquiridos em Portugal, foram as pequenas e m√©dias empresas que se destacaram, pela import√Ęncia dada aos retalhistas locais. 27% dos consumidores reconheceram no inqu√©rito, que durante o confinamento, fizeram compras mais frequentemente em pequenas empresas do que o habitual, em compara√ß√£o com 16% que afirmaram o mesmo para as grandes lojas.

Já os idosos prestaram maior apoio às empresas locais, 89% das pessoas com mais de 65 anos acreditam que o apoio à economia local é essencial para superar a crise, enquanto 63% dizem sentir-se responsáveis por apoiar as empresas na sua área.

Este apoio à economia local não parece ter parado com o fim do confinamento, com 75% dos inquiridos em Portugal a afirmarem que vão comprar mais produtos locais e regionais.

O confinamento também fez com que as empresas e os consumidores tivessem preferido os pagamentos sem contacto, o que permite que sejam seguidas medidas de distanciamento.

Enquanto a grande maioria dos cidad√£os portugueses (62%) usou cart√Ķes banc√°rios para pagar as suas compras durante o confinamento, 47% optou pelos pagamentos online. 67% dos millennials preferem servi√ßos de pagamento online, em compara√ß√£o com 40% dos cidad√£os que t√™m mais de 55 anos.

  • – 67% est√£o dispostos a experimentar novas formas de pagamento nas suas lojas favoritas

    Р62% dos inquiridos preferem usar métodos de pagamento contactless para evitar a introdução do pin

A utilização de numerário ainda está em debate: 62% dos inquiridos em Portugal estão dispostos a voltar a pagar em dinheiro nas lojas quando a situação melhorar, mas 33% continuam com medo.

Onda de solidariedade: Doa√ß√Ķes online aumentaram

Os pagamentos online e a solidariedade saem vitoriosos da crise. Embora tenha existido uma diminui√ß√£o tempor√°ria dos donativos durante o confinamento devido a uma fase de incertezas que exige resili√™ncia, o abrandamento do confinamento conduziu a um aumento significativo de a√ß√Ķes solid√°rias. Com efeito, os portugueses querem contribuir para a recupera√ß√£o econ√≥mica e o pagamento online √© o seu m√©todo preferido para o fazer:

  • – 69% dos consumidores afirmam ter escolhido este m√©todo de pagamento para enviar dinheiro aos seus familiares (familiares e amigos) durante o confinamento.

    – 72% dos inquiridos preferem agora fazer doa√ß√Ķes online, um aumento de 14% em rela√ß√£o ao per√≠odo antes crise.

“Estamos numa situa√ß√£o sem precedentes que mudou radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e consumimos. Orgulhamo-nos da forma como a comunidade PayPal se uniu para proteger e apoiar uns aos outros, e de como conseguimos aproveitar a nossa tecnologia para ajudar os consumidores e comerciantes a superar este desafio. Os comerciantes t√™m usado a sua criatividade e generosidade para continuar a servir os seus clientes e permitir-lhes pagar com tranquilidade”, afirmou Miguel Fernandes, Diretor de Neg√≥cios do PayPal em Portugal.

Sobre o estudo

A Ipsos entrevistou em representação da PayPal, uma amostra de 26.000 inquiridos, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, em 13 países ex: Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido, para perceber como as pessoas fazem compras, vendem, enviam dinheiro e fazem donativos atualmente, como o querem fazer no futuro e que desafios registaram pelo caminho durante 3 períodos: pré-confinamento, durante e pós-confinamento. As entrevistas foram realizadas online entre 8 e 29 de Maio de 2020.

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