Home » Economia » Estudos » Estudo da Paypal revela novos hábitos de compras
Estudo da Paypal revela novos hábitos de compras
Estudo da Paypal revela novos hábitos de compras

Estudo da Paypal revela novos hábitos de compras

O estudo europeu realizado pela PayPal em parceria com a Ipsos, durante o confinamento, revela uma mudança muito significativa nos hábitos de compra e pagamentos, pelos portugueses, com destaque para a solidariedade e para o espírito local.

Doações, pagamentos online e apoio às empresas locais, ganharam força durante o periodo confinante, uma situação sem precedentes, que obrigou a enormes mudanças do dia-a-dia de cada um e à adoção de novas formas de vida, com destaque para o espírito comunitário mais altruísta.

Embora a fidelidade às grandes marcas se tenha mantido durante a invasão pandémica, para os inquiridos em Portugal, foram as pequenas e médias empresas que se destacaram, pela importância dada aos retalhistas locais. 27% dos consumidores reconheceram no inquérito, que durante o confinamento, fizeram compras mais frequentemente em pequenas empresas do que o habitual, em comparação com 16% que afirmaram o mesmo para as grandes lojas.

Já os idosos prestaram maior apoio às empresas locais, 89% das pessoas com mais de 65 anos acreditam que o apoio à economia local é essencial para superar a crise, enquanto 63% dizem sentir-se responsáveis por apoiar as empresas na sua área.

Este apoio à economia local não parece ter parado com o fim do confinamento, com 75% dos inquiridos em Portugal a afirmarem que vão comprar mais produtos locais e regionais.

O confinamento também fez com que as empresas e os consumidores tivessem preferido os pagamentos sem contacto, o que permite que sejam seguidas medidas de distanciamento.

Enquanto a grande maioria dos cidadãos portugueses (62%) usou cartões bancários para pagar as suas compras durante o confinamento, 47% optou pelos pagamentos online. 67% dos millennials preferem serviços de pagamento online, em comparação com 40% dos cidadãos que têm mais de 55 anos.

  • – 67% estão dispostos a experimentar novas formas de pagamento nas suas lojas favoritas

    – 62% dos inquiridos preferem usar métodos de pagamento contactless para evitar a introdução do pin

A utilização de numerário ainda está em debate: 62% dos inquiridos em Portugal estão dispostos a voltar a pagar em dinheiro nas lojas quando a situação melhorar, mas 33% continuam com medo.

Onda de solidariedade: Doações online aumentaram

Os pagamentos online e a solidariedade saem vitoriosos da crise. Embora tenha existido uma diminuição temporária dos donativos durante o confinamento devido a uma fase de incertezas que exige resiliência, o abrandamento do confinamento conduziu a um aumento significativo de ações solidárias. Com efeito, os portugueses querem contribuir para a recuperação económica e o pagamento online é o seu método preferido para o fazer:

  • – 69% dos consumidores afirmam ter escolhido este método de pagamento para enviar dinheiro aos seus familiares (familiares e amigos) durante o confinamento.

    – 72% dos inquiridos preferem agora fazer doações online, um aumento de 14% em relação ao período antes crise.

“Estamos numa situação sem precedentes que mudou radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e consumimos. Orgulhamo-nos da forma como a comunidade PayPal se uniu para proteger e apoiar uns aos outros, e de como conseguimos aproveitar a nossa tecnologia para ajudar os consumidores e comerciantes a superar este desafio. Os comerciantes têm usado a sua criatividade e generosidade para continuar a servir os seus clientes e permitir-lhes pagar com tranquilidade”, afirmou Miguel Fernandes, Diretor de Negócios do PayPal em Portugal.

Sobre o estudo

A Ipsos entrevistou em representação da PayPal, uma amostra de 26.000 inquiridos, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, em 13 países ex: Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido, para perceber como as pessoas fazem compras, vendem, enviam dinheiro e fazem donativos atualmente, como o querem fazer no futuro e que desafios registaram pelo caminho durante 3 períodos: pré-confinamento, durante e pós-confinamento. As entrevistas foram realizadas online entre 8 e 29 de Maio de 2020.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.