Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » Estudo momondo confirma que viajar promove a tolerância
Estudo da 'momondo' comprova que viajar incentiva a tolerância
Estudo da 'momondo' comprova que viajar incentiva a tolerância

Estudo momondo confirma que viajar promove a tolerância

A maioria dos Portugueses (61%), concorda que viajar lhes deu uma visão mais positiva de outras culturas, segundo um estudo patrocinado pelo ‘momondo’, o portal de pesquisa de sites de agências de viagens e companhias aéreas.

A tendência é clara. Viajar faz com que confiemos mais nas outras pessoas. O estudo da ‘momondo’, que contou com a participação de mais de 7.200 pessoas originárias de 18 países, revela que existe uma relação entre viajar e ser mais tolerante, no qual 76% acredita que viajar lhe deu uma visão mais positiva relativamente a outras culturas em geral.

De acordo com o estudo, 48% dos inquiridos acredita que atualmente as pessoas são menos tolerantes com outras culturas do que há 5 anos e 65% acredita que haveria menos preconceito no mundo se as pessoas viajassem mais.

O estudo revela que a maioria acredita, que com mais viagens haveria menos intolerância no mundo (61%) e consequentemente mais paz no mundo (53%).

Miguel Gallo, Head of Markets da ‘momondo’ diz que: “Existem inúmeros fatores que definem o quanto confiamos nas pessoas e nos tornam pessoas mais recetivas, viajar é um dos fatores mais importantes uma vez que contactar com desconhecidos e vivenciar outras culturas, faz com que vejamos um mundo que de outra forma não conheceríamos. Aliás, de acordo com o estudo, 59% dos Portugueses admite que um dos motivos que os leva a viajar é precisamente o de ganhar novas perspetivas do mundo”.

De acordo com a ‘momondo’, diversos estudos académicos, entre os quais um desenvolvido pela Stanford University, mostraram que existe uma correlação positiva entre viajar e ser recetivo a outras pessoas, no entanto, tanto quanto se sabe, é a primeira vez que um estudo com esta dimensão e representatividade é desenvolvido sobre este tema em específico.

Portugal está entre a lista de 18 países que participaram no estudo, os resultados mostram que para nós viajar é muito mais do que simplesmente ir de férias. 87% dos Portugueses admite que visita novos lugares para obter uma nova perspetiva do mundo.

55% diz sentir que passou a ter uma visão mais positiva das populações de outros países após ter visitado os mesmos e a mesma percentagem confessa que viajar os fez encarar a diversidade e diferenças existentes no mundo de forma mais positiva.

Em conclusão, 38% dos Portugueses acredita que existiria mais paz no mundo se as pessoas viajassem mais, 45% considera que as viagens nos tornam mais tolerantes e, por fim, 46% acredita que viajar contribui para o desenvolvimento pessoal.

Resultados do estudo da ‘momondo’:

· O estudo mostra que viajar tem um impacto positivo e significativo no quanto confiamos nos outros, o que significa que confiamos mais nas outras pessoas quando viajamos muito;
· 48% dos inquiridos acredita que atualmente as pessoas são menos tolerantes com outras culturas do que há 5 anos. Apenas 16% discorda com esta afirmação,
· 76% acredita que viajar lhe deu uma visão mais positiva relativamente a diferenças e à diversidade;
· 76% acredita que viajar lhe deu uma visão mais positiva relativamente a outras culturas em geral;
· 75% acredita que viajar lhe deu uma visão mais positiva relativamente às culturas que conheceram durante as suas viagens.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.