Home » Economia » Negócios » Estudo revela que Lisboa pode perder milhões de Dólares
Estudo revela que Lisboa pode perder milhões de Dólares

Estudo revela que Lisboa pode perder milhões de Dólares

O estudo da MDS sobre o risco das cidades, desenvolvido em parceria com a Universidade de Cambridge, analisou o impacto de 22 riscos sobre o PIB em 279 das cidades mais importantes do mundo, que juntas geram 41% da produção económica global. Conclusões apresentados no recente evento de apresentação da MDS como Lloyd’s broker, realizado em Lisboa.

De acordo com a análise, a cidade de Lisboa tem uma perda potencial na produção de riqueza superior a mil milhões de dólares, sendo a mais revelante a perda potencial com um crash dos mercados financeiros, cuja perda potencial poderia atingir os 550 milhões de dólares. Entre os cinco principais riscos que afetam a cidade de Lisboa, embora numa escala bem inferior, estão também as inundações, os ataques cibernéticos, as pandemias humanas e um choque nos preços das matérias-primas.

O estudo salienta também o risco de terramoto que, embora seja considerado baixo, a concretizar-se e num cenário extremo poderia mesmo implicar custos de 43,79 mil milhões de dólares.

O estudo divulgado revela que as perdas potenciais de produção de riqueza a nível mundial ascendem a 546,5 mil milhões de dólares, no conjunto das cidades analisadas. As ameaças pela mão do homem representam 59% de todo do risco, sendo as ameaças naturais responsáveis por 41% das perdas potenciais. O crash do mercado é a maior ameaça, representando 103,3 mil milhões de dólares, sendo também de salientar que os riscos relacionados com o clima representam, em conjunto, 123 mil milhões de dólares.

A maior parte do risco está concentrada em poucas cidades, já que apenas 10 cidades representam quase um quarto do montante apurado. Tóquio tem a maior perda potencial de produção de riqueza, estimada em 24,3 mil milhões de dólares.

Segundo o estudo, denominado Lloyd’s City Risk Index, uma maior resiliência pode impedir perdas de 73,4 mil milhões de dólares nas cidades. Embora nenhuma cidade possa ser completamente livre de risco, o índice mostra que uma gestão de riscos ativa pode minimizar o efeito sobre o PIB, sendo importante tomar medidas preventivas de mitigação de risco.

O estudo revela também que os seguros são parte da solução, pois permitem a injeção de capital após um evento catastrófico. Face aos riscos identificados, as seguradoras e os corretores devem investir no desenvolvimento de novos produtos, de forma a responder às necessidades das cidades, nomeadamente dos seus habitantes e do seu tecido económico e empresarial.

A MDS é um grupo multinacional que atua na área da corretagem de seguro e resseguro e consultoria de risco. É líder de mercado em Portugal, top 5 no Brasil e está presente também em Angola e Espanha. Através da Brokerslink, uma empresa global de corretagem fundada pela MDS em 2004 e sedeada em Zurique, está presente em mais de 100 países, com cerca de 400 escritórios e totalizando cerca de 10.000 profissionais da área dos seguros. É também acionista e parceiro de referência da Ed. (ex-Cooper Gay Swett & Crawford), corretor independente no mercado ressegurador londrino.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.