Home | Sociedade | Prémios | European Garden Award 2021 premia os Jardins de Santar
European Garden Award 2021 premia os Jardins de Santar

European Garden Award 2021 premia os Jardins de Santar

O Santar Vila Jardim foi distinguido com o European Garden Award 2021, com destaque na revista T Magazine, do The New York Times, premiando o património natural, combinado com o carácter cultural e histórico destes icónicos jardins.

O prémio European Garden Award atribuído pela European Garden Heritage Network (EGHN) e a Schloss Dyck Foundation, selecionou o Santar Vila Jardim como um dos três vencedores na categoria Protection and Development of a Cultural Landscape – Proteção e desenvolvimento de paisagens culturais.

A atribuição deste prémio tem como base critérios como a utilização de métodos inovadores de implementação e gestão, a relevância para o desenvolvimento urbano, sustentabilidade ou envolvimento da comunidade, bem como a elevada qualidade na construção, restauro e manutenção. Note-se que, até à data e em Portugal, o European Garden Awards premiou o Parque de Monserrate (em 2017) e, agora, Santar Vila Jardim.

O paisagista Fernando Caruncho, cujas obras minimalistas evocam a qualidade monumental da land art dos anos 1970, veio “acrescentar uma nota contemporânea para complementar o formal jardim de 400 anos, situado na propriedade ancestral em Santar, integrada na região do Dão, a 90 minutos da cidade do Porto.” A ligação à tradição do vinho desta região é conseguida ainda com a criação de “um pavilhão elevado, em pinho silvestre, com vista para a recém-plantada vinha da Casa das Fidalgas”. Agora acessível a todos os interessados ​​em jardins, viticultura e à aristocracia, este projeto vem recuperar propriedades antigas, numa tentativa de dar nova vida à vila de Santar.

Uma referência a nível mundial, o European Garden Awards não se foca apenas em jardins espetaculares ou com elevados padrões de manutenção, mas sim numa abordagem muito mais vasta, baseada em experiências, conhecimentos e objetivos específicos. O European Garden Awards atribui prémios em três categorias: Best Development of a Historic Park or Garden, Contemporary Park OR Garden e Special Award of the Schloss Dyck Foundation, que premeia um grupo ou iniciativa que apoie a criação ou restauro de um parque ou jardim, ou um evento bem-sucedido de artes em jardins.

Santar é uma maravilhosa e aristocrática vila, situada a 25 minutos de Viseu, bem no coração da Região Demarcada de Vinho do Dão. Surpreendente pelo seu património cultural e pela beleza da sua paisagem marcada pela vinha com a Serra do Caramulo a norte e a Serra da Estrela a definir a linha do horizonte a Sul. Com um coração de granito e edifícios nobres, Santar esconde uma profusão de tanques, fontes e muros. É por trás destes muros que se encontram jardins em terraços.

Um projeto que nasceu em 2013 para quebrar muros, construir pontes, unir vontades e juntar jardins, que poderão ser visitados pelo grande público.

Santar Vila Jardim alberga os jardins senhoriais da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Casa da Magnólia, Misericórdia, Linhares, Casa Ibérico Nogueira, Casa do Miradouro, Paço dos Cunhas e Casa das Fidalgas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.