Home » Atualidade » Nacional » Évora recebe o projeto aeronáutico ATL-100
Évora recebe o projeto aeronáutico ATL-100
O ATL-100 é o primeiro programa aeronáutico completo de Portugal

Évora recebe o projeto aeronáutico ATL-100

É apresentado esta sexta feira em Évora, o programa ATL-100, que resulta de uma joint-venture entre o Centro de engenharia “CEiiA” e a empresa brasileira do setor aeronáutico “DESAER”, para o desenvolvimento e produção de uma nova aeronave ligeira.

“Com este programa, queremos reforçar de forma definitiva aquele que é o polo aeronáutico nacional em Évora, com o desenvolvimento de um programa completo e inovador que nos permite criar um novo integrador a partir de Portugal, para a industrialização e operação de aeronaves de nova geração”, afirma Miguel Braga, do CEiiA.

Para Roberto Figueiredo, da brasileira DESAER, “esta parceria, agrega competências complementares no setor aeroespacial de Portugal e do Brasil. Além de ser um importante projeto de inovação tecnológica e de criação de emprego em ambos os países, assume ainda mais relevância num contexto de crise do setor provocado pelo covid-19″.

O ATL-100 vai ser uma aeronave ligeira de nova geração para um mercado de curtas distâncias, multi-configurável para maior flexibilidade na logística de passageiros e mercadorias, desenhada “com custos operacionais menores e maior sustentabilidade, com uma evolução para plataforma neutra em carbono”.

Os promotores do projeto, estimam que o programa “tenha um impacto direto na ordem dos 1.200 empregos qualificados” criados no Alentejo.

Fonte: Lusa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.