Home » Municipios » Exigida a construção do Posto GNR do Poceirão
Exigida a construção do Posto GNR do Poceirão

Exigida a construção do Posto GNR do Poceirão

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, reúne com o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, no dia 12 de julho, para exigir a celebração de um compromisso para que a construção do novo Posto da GNR de Poceirão avance finalmente.

A informação foi transmitida durante a sessão pública “Sentimento de (In)Segurança e Novo Posto da GNR de Poceirão”, realizada a 20 de junho, no Parque Mário Bento, no âmbito da Semana da Freguesia de Poceirão, que decorre até dia 23.

A sessão, que foi bastante participada, teve como objetivo abordar a situação da segurança pública na freguesia, esclarecer as mudanças na gestão de efetivos da GNR em Poceirão e apresentar o projeto, desenvolvido pelo Município de Palmela, para o novo Posto.

O Presidente apresentou o ponto de situação deste processo, que teve início em 2016. Em abril de 2020, a Câmara Municipal, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a GNR assinaram um Protocolo de Colaboração para a celebração de um Contrato de Cooperação Interadministrativo para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Poceirão. Através deste Protocolo, o Município assumiu a responsabilidade de ceder o terreno do logradouro da antiga Escola Básica de Poceirão e de lançar concurso para a elaboração do projeto de execução, que foi adjudicado em setembro desse ano.

Após várias alterações para corresponder às exigências do Ministério da Administração Interna (MAI), a quarta versão do projeto foi entregue a 17 de abril deste ano e recebeu o parecer do MAI a 2 de junho, tendo sido remetida no mesmo dia às/aos projetistas para fazerem as correções, que se comprometeram a entregar o projeto entre 26 e 30 de junho.

«Está na altura de fazer o contrato de financiamento, para podermos pôr a obra em Orçamento», considera Álvaro Balseiro Amaro, alertando que «se o processo não avançar, pode-se perder a oportunidade de ter financiamento externo». «Tem que haver dinheiro para a obra, se não for de fundos comunitários, será do Orçamento Geral do Estado», referiu. Por isso, da reunião de dia 12 com o Ministro, o Presidente espera uma resposta concreta e um compromisso, garantindo que irá manter a população informada sobre o resultado do encontro e apelando a que todas/os estejam atentas/os e unidas/os.

Presente na sessão, a Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, lembrou que, ao lado do Município, a Junta e a Assembleia de Freguesia têm desenvolvido ao longo dos anos «uma luta constante, sempre pelas condições de trabalho dos militares» e «a pensar nas necessidades e expetativas da população». «É urgente a construção no novo Posto, para que os nossos militares que estão reorganizados noutro Posto possam voltar e para que possamos, em pleno, garantir a segurança da população», apelou.

Atual Posto não vai encerrar

O Capitão Hélder Gomes Ferreira, Comandante do Destacamento Territorial de Palmela da GNR, garantiu que, ao contrário do que se chegou a recear no início deste ano, o atual Posto da GNR, cujo aluguer das instalações é assumido pelo Município, não vai encerrar e está a funcionar durante 24 horas por dia.

O que aconteceu, explicou, foi uma «reorganização do dispositivo», concentrado o efetivo no Posto sede de Pinhal Novo, de onde depois são lançadas as patrulhas para Poceirão. «É uma medida operacional e não estão em causa os serviços prestados no Posto de Poceirão», assegurou, admitindo que «não é uma medida perfeita, mas foi necessária», tendo sempre em vista a melhoria do serviço prestado. «Quando este processo terminar, vamos ter condições para ter os militares de volta e mais efetivo», referiu, esperando que tudo «se resolva o mais rapidamente possível».

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.