Home » Sociedade » Escolas e universidade » Explicações de matemática as mais procuradas pelos pais
Explicações de matemática as mais procuradas pelos pais
No regresso às aulas as explicações de matemática são as mais procuradas pelos pais

Explicações de matemática as mais procuradas pelos pais

Com o início do novo ano letivo, a matemática continua a ser a disciplina mais procurada pelos portugueses para a contratação do serviço de explicações. Esta conclusão faz parte de uma análise realizada pela Fixando, portal online que facilita a contratação de serviços locais e que reuniu os dados dos pedidos realizados desde o início de 2017, com o objetivo de aferir quais as disciplinas que apresentam uma maior procura por este tipo de serviço.

A matemática destaca-se das restantes disciplinas, com 37% do total da procura na plataforma, seguindo-se a economia (8%), a disciplina de história (6%), inglês (5%) e biologia (4%). Os dados da Fixando revelam também uma maior incidência geográfica nas zonas de Lisboa (38%), Porto (35%) e Braga (14%).

“A matemática é historicamente uma das disciplinas que apresentam maiores dificuldades aos estudantes, daí os resultados desta nossa análise. Quer seja para a preparação dos exames ou o apoio contínuo ao longo do ano letivo, verificamos que a matemática é a disciplina mais procurada para os serviços de explicações, tanto por pais como por alunos”, explica David Cordeiro, responsável de Marketing da Fixando.

Os dados da análise realizada pela Fixando mostram que no 1º, 2º e 3º ciclo o principal objetivo é a melhoria de notas (82%, 64% e 86%, respetivamente), havendo também uma maior intenção para a realização de explicações numa base contínua (1º ciclo – 86%; 2º ciclo – 50%; e 3º ciclo – 73%), comparativamente ao ensino secundário (31%) e universitário (38%). No ensino secundário e universitário o principal objetivo prende-se com a preparação para um teste ou exame em particular (54% e 75%, respetivamente), em oposição ao 1º ciclo (14%), 2º ciclo (29%) e 3º ciclo (9%).

Dicas para preparar o próximo ano letivo

Para uma melhor adaptação às novas rotinas do regresso às aulas, a Fixando reuniu algumas dicas para pais e filhos:

Retomar horários – Com o período das férias escolares, o relógio biológico fica desajustado, sendo importante que a rotina da família regresse ao “modo escola”. Retomar os horários com antecedência permite que as crianças não estranhem o horário das aulas e das refeições – que durante as férias sofrem bastantes modificações.

Manter-se offline após uma determinada hora – Definir um horário para desligar os dispositivos eletrónicos é também é uma ótima estratégia para manter a mente mais descansada para o dia seguinte, melhorando a qualidade do sono. O indicado é desligar os dispositivos cerca de duas horas antes de se ir deitar. Sugestão: criar uma “caixinha dos telemóveis”, onde todos os elementos da casa devem guardá-los após um determinado horário.

Voltar ao ritmo dos estudos – Muitos alunos demoram até duas semanas para se habituarem novamente ao ritmo das aulas. Faça o oposto e aproveite o período de regresso às aulas para recuperar notas. Uma semana antes das aulas começarem, organize os materiais, o estojo e a mochila. Reveja as notas e planeie as metas do novo ano letivo.

Manter uma rotina constante de estudo – Muitos alunos estudam com pouca antecedência dos testes e não conseguem recuperar notas baixas a tempo. Manter uma rotina de estudo durante todo o ano letivo é a melhor estratégia para ter um melhor aproveitamento e desfrutar das férias seguintes o máximo de tempo possível. Contratar um explicador logo no início do ano é a melhor forma de evitar dores de cabeça na época dos exames.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.