Home » Cultura » Exposições* » Exposição ARTICULAÇÕES de Eduardo Freitas em Beja
Exposição ARTICULAÇÕES de Eduardo Freitas em Beja

Exposição ARTICULAÇÕES de Eduardo Freitas em Beja

ARTICULAÇÕES, a exposição de Eduardo Freitas, é inaugurada esta sexta feira (23), às 18h30, no Centro Unesco em Beja.

A mostra que estará patente até 1 de Outubro, apresenta o resultado da primeira residência artística no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial – Beja.

Na anatomia a articulação é uma conexão natural entre os ossos que permite o movimento do corpo.

Foi a partir deste conceito que o artista Eduardo Freitas deu corpo aos seus trabalhos de criação nesta exposição intitulada “Articulações”. Nesta mostra, resultado de uma residência artística realizada no Centro Unesco Beja, Eduardo Freitas propõe uma articulação conceitual entre a arte contemporânea e o artesanato tradicional, numa espécie de ligamento (ligação) entre as suas técnicas e o saber-fazer dos mestres da região.

Nesta interação, foram explorados saberes advindos da olaria, a cerâmica, o desenho, a arte sonora, a gastronomia; linguagens que foram associadas aos elementos da cultura local, como as expressões populares, a memória, o património imaterial e, sobretudo, as relações interpessoais com a comunidade bejense.

Eduardo Freitas viveu e visitou diferentes locais do Alentejo, como Beja, Évora, Vila Viçosa, Sines, Montemor-o-Novo e Beringel. Essa circulação pelos caminhos da região foi pensada em instalações artísticas que remetem ao sistema circulatório humano. Na sua visão, as estradas e ruas são artérias e veias que transportam o corpo para as vivências do “coração”.

Esta exposição encontra-se inserida no projecto 1234REDES.CON resultante de uma colaboração entre sete instituições espanholas e portuguesas e co-financiada pelo FEDER através do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.