Home » Cultura » Exposições* » Exposição de Fotografia de Arte Pré-Histórica em Beja

Exposição de Fotografia de Arte Pré-Histórica em Beja

É inaugura hoje, pelas 18h30, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural e Material em Beja, a Exposição de Fotografia de Arte Pré-Histórica “In nomine hominis…pro memoria artis”, de Dinis Cortes.

Na ocasião será proferida uma comunicação sobre arte pré-histórica portuguesa pelo professor e arqueólogo Manuel Calado e será feita uma visita guiada à exposição pelo autor.

Esta exposição que vai estar patente ao público até 23 de Abril, pretende dar a conhecer um pouco deste património tão relevante para compreendermos as nossas origens e a nossa natureza como espécie e que só pode ser entendida se percepcionada e interpretada pela generalidade dos cidadãos.

A Arte pré-histórica portuguesa, produzida para fins de demarcação territorial, para fins iniciáticos ou funerários, de celebração, didácticos ou mesmo, quem sabe apenas contemplativos, seja ela rupestre fixa ou arte móvel, cerâmica, estatuária, artefactual decorativa ou outra, permanece até aos nossos dias como “memória da Arte”, conhecida dos Arqueólogos e outros intervenientes, mas muitas vezes distante da fruição e apreciação pelo cidadão comum.

Esta exposição de Fotografia de Arte pré-histórica portuguesa destina-se às pessoas, ao cidadão independente do seu grau de instrução ou estatuto social esperando-se impacto positivo no que concerne ao fortalecimento, em cada um dos elementos do seu público, do conceito abrangente de literacia ou educação patrimonial.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.