Home » Cultura » Geral » Exposição de Fotografica “Trabalho” em Guimarães de antigamente!

Exposição de Fotografica “Trabalho” em Guimarães de antigamente!

“Trabalho” é o nome da exposição de fotografia que estará patente a partir do dia 01 de agosto no GuimarãeShopping e que faz uma viagem ao mundo laboral desde o final do século XIX até ao fim da primeira metade do século XX na cidade de Guimarães.

Cerca de 60 fotografias retratam o trabalho e os ofícios daquela época como a Indústria Têxtil, Cutelaria e outros costumes. A seleção de fotografias integra a Coleção Fotográfica da Muralha, que é composta por um total de 5646 clichês em vidro, digitalizados hoje na sua totalidade através do Projeto Reimaginar Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012.

A coleção fotográfica da Muralha retrata Guimarães e a região desde o final do século XIX até ao fim da primeira metade do século XX. A coleção constitui um diversificado acervo documental sobre vários aspetos da vida daquela época: as festas, os edifícios, as tradições, os ofícios, as fotografias de memória familiar.

O autor da maior parte das fotografias da coleção fotográfica da Muralha é Domingos Alves Machado (1882-1957), proprietário das empresas de fotografia Foto Moderna e da sua antecessora Foto-Elétrica Moderna.

Integrada nas Festas Gualterianas 2014, a exposição “O Trabalho” resulta de mais uma colaboração entre a Muralha, Associação de Guimarães para defesa do património, e do Cineclube de Guimarães, com o apoio do Guimarãeshopping e d’ A Oficina. A impressão das fotografias contou com o apoio da FotoSport e DreamBooks.

A exposição “O Trabalho” estará patente no GuimarãeShopping de 01 de agosto a 25 de setembro. A inauguração decorrerá às 18:30 do dia 01 de agosto.

Partilhe:
“Trabalho” é o nome da exposição de fotografia que estará patente a partir do dia 01 de agosto no GuimarãeShopping e que faz uma viagem ao mundo laboral desde o final do século XIX até ao fim da primeira metade do século XX na cidade de Guimarães. Cerca de 60 fotografias retratam o trabalho e os ofícios daquela época como a Indústria Têxtil, Cutelaria e outros costumes. A seleção de fotografias integra a Coleção Fotográfica da Muralha, que é composta por um total de 5646 clichês em vidro, digitalizados hoje na sua totalidade através do Projeto Reimaginar Guimarães, no âmbito…

Review Overview

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.