Home » Cultura » Artes Plásticas » Exposição de Pintura de Luis Athouguia na Ordem dos Médicos

Exposição de Pintura de Luis Athouguia na Ordem dos Médicos

Na Sede da ORDEM DOS MÉDICOS – Secção Regional Sul, poderá ser apreciada uma exposição individual de Pintura de LUÍS ATHOUGUIA, intitulada “Laboratório de Impossibilidades”, com inauguração no dia 5 de Fevereiro pelas 19h que ficará patente até 19 de Fevereiro 2014.

No texto de apresentação da exposição, por Carlos-Antero Ferreira (Poeta, Académico, Professor Catedrático) pode ler-se:

O discurso criativo de Athouguia ― um tempo narrativo de sintaxe surpreendente, numa gramática de sábias conjugações ― transpõe e amplia a bidimensionalidade plana do papel, para o espaço expandido e infinito da nossa imaginação interpretativa e recriadora.

Um discurso feito de inventados e reinventados momentos, colhidos no magma primário e essencial da criatividade, cristalizado nas formas que persistentemente se organizam e ajustam, e nas quais reconhecemos pequenos xenólitos incluídos no complexo manto da pintura ― pastel seco sobre papel de algodão.

Pintura de sábios acertos e equilíbrios, pintura de insatisfação permanente e busca constante, de uma gestualidade gerada num vocabulário de grande riqueza inventiva, exaltação totémica da cor, em contraste frequente com as inclusões reguladoras, do branco total e do negro absoluto.

Lugar de todos os rituais, na pintura de Athouguia as figurações dos seres e das coisas oferecem-se a leituras múltiplas e incoincidentes e sobre elas pende a luz ácida da angústia de toda a criação, da agonia do destino e do supremo mistério.

Representações fugazes do tudo e do nada, por entre subtis evocações dos quatro elementos fundamentais de Aristóteles e dos reinos da natureza ― saídas da oficina de pintura do Artista neste início de ano, chegaram à Ordem dos Médicos, em Lisboa, obras conhecidas e outras a ver pela primeira vez, deste esplêndido “Laboratório de Impossibilidades”.

No seu laboratório não vejo os almofarizes, cadinhos, balões, tubos de ensaio, provetas, dos tradicionais gabinetes de química ― mas sei que Luís Athouguia se aplica com afinco olímpico e os seus pastéis, na experimental transmutação alquímica dos sentidos, pesquisando a pedra filosofal da nossa felicidade e iniciando-nos nos segredos da sensibilidade, pela via da pedagogia poética das formas e das cores, que dão vida ao seu abstraccionismo medular e concreto.

Sobre Luís Athouguia

Luís Athouguia (www.athouguia.com) vem apresentando os seus trabalhos desde 1983 em centenas de relevantes Exposições e Bienais de Arte em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália. Representado em Museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras, foi distinguido, com o Prémio Vespeira, na bienal do Montijo 1997; o Prémio Valentín Ruiz Aznar, Granada (E) 2004; e, o Prémio do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes 2011.
Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.