A Exposição “Uma Aventura” é inaugurada a 16 de novembro, às 16h00, com a presença das autoras, vai estar patente na Abegoaria do Parque da Pena, até 31 de dezembro. A inauguração, aberta a todos, mas limitada à capacidade da sala, terminará com a leitura de excertos de “Uma Aventura no Palácio da Pena” e com uma sessão de autógrafos.
Ao longo da sua história, Sintra sempre inspirou os artistas. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, autoras dos livros “Uma Aventura”, a coleção infantojuvenil de maior sucesso, e longevidade, em Portugal, não são exceção e, em 1997, editaram “Uma Aventura no Palácio da Pena”. Este ano, a coleção completa 42 anos e a Parques de Sintra junta-se às comemorações realizando a Exposição “Uma Aventura”, com curadoria de Nélson Mateus, na Abegoaria do Parque da Pena.
Para a inauguração, agendada para 16 de novembro, sábado, as autoras regressam a um lugar que bem conhecem e que as entusiasmou a ponto de o escolherem para cenário de uma das suas histórias.
Numa conversa, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada irão partilhar alguns segredos desta parceria que perdura há mais de quatro décadas e que já resultou na publicação de 67 livros, que contam as aventuras vividas pelas gémeas Teresa e Luísa, Chico, Pedro e João, sempre acompanhados pelo Faial e pelo Caracol. As suas histórias têm marcado diversas gerações e dado a conhecer lugares, pessoas, situações, experiências.
A exposição é uma linha do tempo com as 67 capas, em grande formato, dos livros publicados até hoje, incluindo, igualmente, algumas curiosidades sobre a coleção. A viagem começa em 1982, ano do primeiro livro, “Uma Aventura na Cidade”, e segue até 2024, ano em que foi editado o volume mais recente, “Uma Aventura na Torre do Tesouro”. A iniciativa pretende celebrar a literatura e incutir aos mais jovens o hábito da leitura.
A exposição vai prolongar-se até 31 de dezembro. Está aberta ao público todos os dias, entre as 9h00 e as 19h00, e a entrada é gratuita, mediante aquisição de bilhete para o Parque da Pena.
Estreia da atividade “A Maleta das Escritoras” com sessão especial para famílias
Paralelamente, a Parques de Sintra promove visitas temáticas ao Parque e Palácio Nacional da Pena inspiradas na coleção. No dia em que a exposição é inaugurada, 16 de novembro, às 14h30, estreia a atividade “A Maleta das Escritoras”, que foi concebida para escolas, mas, nesta ocasião especial, será exclusivamente para famílias. O mote é partir à descoberta da preciosa maleta que as autoras da coleção “Uma Aventura” perderam e que contém a inspiração para o próximo livro. Para tal, os participantes vão explorar o Parque da Pena e resolver desafios e mistérios, enquanto aprendem sobre biodiversidade, ambiente e Romantismo. No final, já no espaço expositivo da Abegoaria, serão convidados a imaginar e a participar na criação de novas aventuras.
A atividade, com a lotação máxima de 20 pessoas, inclui a participação na sessão de inauguração e tem o custo simbólico de 1€. Os bilhetes podem ser adquiridos no site da Parques de Sintra e os seus portadores têm acesso ao estacionamento da Tapada do Mouco (limitado ao espaço existente).
“Uma Aventura no Palácio da Pena”: ação e mistério fora de horas
No Palácio Nacional da Pena, a história ‘salta’ das páginas do livro para a vida real. “Uma Aventura no Palácio da Pena” desenrola-se no palácio a que ninguém fica indiferente, entre lendas de criaturas mitológicas e fantasmas de reis. Numa visita exclusiva, realizada fora das horas de abertura do monumento ao público, novos aventureiros poderão seguir os passos dos cinco personagens que vivem no imaginário de todas as famílias. E enquanto os mais pequenos decifram enigmas, descobrem pistas e resolvem um novo mistério, os mais crescidos aproveitam para conhecer este majestoso palácio, com toda a tranquilidade que este horário permite.
As próximas sessões, sempre com início às 18h30, serão nos dias 10, 17, 23 e 24 de novembro. Em dezembro, a atividade realiza-se nos dias 1, 7 e 8. Os bilhetes estão disponíveis no site da Parques de Sintra, pelo valor de 14€/participante.