André da Loba expõe de 18 Maio a 18 Junho, “A pedra e o charco”, na Galeria Underdogs em Lisboa.
“A pedra e o charco” é uma encenação de múltiplos visuais, convergentes ou divergentes, complementares ou opostos, dispostos no espaço da galeria de forma aberta, onde o observador é convidado a traçar o seu próprio percurso narrativo, a deixar-se levar pelas possibilidades interpretativas contidas nos elementos apresentados pelo artista, de forma a compor, de forma intuitiva ou ponderada, as suas próprias histórias.
De acordo com André da Loba, “Trinta e duas vinhetas, seis esculturas e um livro. Indivíduos em convergência. Aqui, instantes distantes são agrupados em felizes acasos. Ou infelizes. Relacionamentos improváveis que se fundem ou se afastam. Sentimentos quotidianos que se movem em direcção a um novo entendimento entre o comum e o estranho.
Esta exposição propõe múltiplas leituras. Uma cidade que se percorre por pequenos grupos, os bairros. Ou por cores, ou por habitantes bizarros ou por passos aleatórios. Ou até a dançar. Um princípio de banda desenhada a interrogar os limites da ilustração. Arte?
Já que aqui estão, atirem algumas pedras a este charco. Perturbem a sua superfície lisa. Observem então o interior destas personagens como se fosse o vosso: queda-livre, voo, vulcão, explosão, silêncio, reflexo, agregação, dissolução. Sonhos, ilusão, desilusão, talvez o amor, alguma dor, a pedra, o charco.
O que eu espero é que queiram fazer com isto mundos tão estranhos quanto possam. Que quando vierem ver tragam qualquer coisa de inédito e levem uma história irrepetível.”
Sobre o artista:
André da Loba (1979) é um artista português com vasta obra publicada e exposta cujo trabalho tem sido alvo de crescente reconhecimento internacional. Enquanto ilustrador, animador, designer gráfico, escultor e educador, a sua combinação de curiosidade, experiência, conhecimento e desconhecimento serve como suporte constante com o qual cria e se inspira. O seu trabalho é um convite e um desafio para mudar o mundo, seja ele grande ou pequeno. Após ter vivido em Brooklyn, Nova Iorque, mudou-se recentemente para o Porto, onde é secretamente feliz.