Home » Sociedade » Notícia* » Exposição: Os Trajes das Fogaceiras em Santa Maria da Feira
Os Trajes das Fogaceiras no 8ª Avenida em Santa Maria da Feira
Os Trajes das Fogaceiras no 8ª Avenida em Santa Maria da Feira

Exposição: Os Trajes das Fogaceiras em Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira é palco de 21 de janeiro a 4 de fevereiro, no 8ª Avenida, de uma Exposição no âmbito das celebrações que a Festa das Fogaceiras assume como iniciativa cultural de relevo nesta região,

Denominada “Reinventar o Traje das Fogaceiras”, esta Exposição irá estar patente ao público na Ala Sul, junto ao 8ª AvenidaLand, pode ser visitada no horário normal de funcionamento daquele Centro.

Os trabalhos que irão estar expostos foram realizados com diferentes materiais como a cortiça, jornais, tampas, tintas e tecidos, pelos alunos das escolas EB1, Jardins-de-infância e IPSS de todo o concelho de Santa Maria da Feira.

No total, foram recriados cerca de 60 trajes das Fogaceiras que assinalam uma tradição com 511 anos de existência, em que meninas entre os 7 e os 13 anos de idade, oferecem a S. Sebastião o pão doce que lhe foi prometido como voto pelo fim da peste negra.

A participação das escolas na reinvenção dos Trajes das Fogaceiras ocorre pelo 10º ano consecutivo, numa iniciativa promovida pelo Centro de Recursos Educativos Municipal (CREM). Os 61 trajes recriados para esta edição estiveram expostos na Praça Gaspar Moreira, entre 19 e 20 de janeiro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.