O Mosteiro da Batalha inaugurou no dia 2 de Junho, a exposição – Paisagens Noturnas de Luz – a segunda colaboração entre o pintor Nelson Ferreira e o cineasta Gianmarco Donaggio.
A inauguração foi precedida pela estreia do filme “Alba Nera” (2024), projeto de Gianmarco Donaggio exibido na sua totalidade pela primeira vez, que sucede a “Azul no Azul” (2022), produzido no Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Em exposição no espaço da antiga despensa conventual fica uma instalação audiovisual com trechos do filme Alba Nera e o livro que acompanha o filme, bem como o políptico pintado por Nelson Ferreira no próprio Mosteiro da Batalha, onde
permanecerá.
Afastando-se dos métodos convencionais, as pinturas PlatiGleam de Ferreira utilizam a refração e a difração da luz em vez dos pigmentos tradicionais. Partindo da série de pinturas Veludo Negro e PlatiGleam de Ferreira, Donaggio aprofunda o conceito do visível, explorando a fascinante virtude das imagens “aparecerem” ou “apresentarem-se” ao observador.
O trabalho de Nelson Ferreira passa por um regresso de técnicas clássicas de desenho e pintura à vanguarda do discurso
artístico atual e á criação de nova técnica artística. Gianmarco Donaggio é cineasta e membro da Academia Europeia de Cinema (EFA) – Berlinale Talents 2024, académico de Cultura Visual e artista/performer de AV. Combina os seus conhecimentos técnicos com uma paixão pela exploração do papel evolutivo do movimento na expressão cinematográfica. Os seus filmes, instalações de vídeo e performances têm sido apresentados em prestigiados festivais internacionais de
cinema e em instituições de arte contemporânea de renome mundial.
A exposição manter-se-á nos referidos espaços do Mosteiro durante os próximos meses de 2024.