Home » Cultura » Exposições* » Exposição “Rumo ao Oriente – Objetivo Macau” em Beja!
Casa do Governador em Beja expõe Rumo ao Oriente – Objetivo Macau
Casa do Governador em Beja expõe Rumo ao Oriente – Objetivo Macau

Exposição “Rumo ao Oriente – Objetivo Macau” em Beja!

A Casa do Governador no Castelo de Beja, inaugurou a Exposição ‘Rumo ao Oriente – Objetivo Macau, Apontamentos de uma viagem aérea em 1924’.

Nas primeiras décadas do século XX assiste-se a um grande desenvolvimento da aviação, motivado por necessidades económicas e militares, a 1ª Guerra Mundial constituiu um importante estímulo neste domínio, aliado a um certo espírito de aventureirismo e pioneirismo, que contagiou alguns círculos sociais da época.

Em Portugal, o caso mais conhecido é a travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro. Dois anos mais tarde, em 1924, Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, imbuídos do mesmo espírito, realizavam a ligação aérea Portugal / Macau, cujo sucesso foi largamente noticiado, tendo os seus autores sido recebidos como heróis em vários locais do mundo.

A preparação começou em 1920, e o arranque para a primeira etapa dá-se em Vila Nova de Milfontes, a 07 de Abril de 1924, a bordo de um avião designado por Pátria.

Parte do espólio de Brito Paes foi oferecido ao Museu Militar do Baixo Alentejo, instalado em Beja, entre a década de 40 e 50 do século passado, pela viúva e filhos. É um pouco dessa documentação que a presente exposição pretende tornar acessível ao público.

Morada: Castelo de Beja – Largo Dr. Lima Faleiro, 7800 Beja
Contacto: 96 5886462
Horário: 10h-24h domingo a 5ªf | 10h-02h 6ªf a sábado

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.