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Falhas no Portal das Matr√≠culas geram reclama√ß√Ķes

Falhas no Portal das Matr√≠culas geram reclama√ß√Ķes

O Portal da Queixa revela que, este ano, continuam a persistir os problemas de acesso ao Portal das Matr√≠culas, verificando-se um aumento de 20% do n√ļmero de reclama√ß√Ķes dirigidas ao Minist√©rio da Educa√ß√£o (ME), face ao per√≠odo hom√≥logo.

A plataforma atrav√©s do qual os Encarregados de Educa√ß√£o processam a informa√ß√£o necess√°ria para matricular os alunos ou renovar a matr√≠cula, gerou mais de 140 queixas at√© ao dia 30 de junho, data final das inscri√ß√Ķes do 2¬ļ grupo – 8¬ļ ao 12¬ļ ano.

Num ano letivo que continuou a ser at√≠pico devido √† pandemia, milhares de encarregados de educa√ß√£o n√£o viram facilitada a burocracia das matr√≠culas ou da sua renova√ß√£o. O modelo de processamento institu√≠do √© o online e, segundo apurou o Portal da Queixa, as falhas no acesso √† plataforma continuam, este ano, a atormentar muitos pais, voltando a registar-se um novo aumento das reclama√ß√Ķes, contrariando a efici√™ncia esperada das matr√≠culas online.

De acordo com a an√°lise realizada pelo Portal da Queixa √†s reclama√ß√Ķes dirigidas ao Minist√©rio da Educa√ß√£o, entre 1 de janeiro e 30 de junho deste ano, 143 queixas est√£o relacionadas com as dificuldades em aceder ao Portal das Matr√≠culas, um crescimento de 20% face ao per√≠odo hom√≥logo. Falhas no acesso, bloqueios da plataforma, entre outros problemas t√©cnicos, s√£o os motivos reportados pelos encarregados de educa√ß√£o.

Zurita Fernandes, denunciou na sua reclama√ß√£o um bloqueio na plataforma: ‚ÄúDesde ontem, que o portal das matr√≠culas fica bloqueado na p√°gina dos dados do encarregado de educa√ß√£o. Quando ser√° retificado o problema?‚ÄĚ

Outra encarregada de educa√ß√£o, Margarida Loureiro, tamb√©m descreve na sua queixa as falhas que encontrou na plataforma no ato da matr√≠cula: ‚ÄúN√£o consigo fazer a matr√≠cula do meu filho. Encrava na escolha das escolas porque n√£o aparece nenhuma op√ß√£o.‚ÄĚ

Carina Miranda, reporta o facto de o portal encontrar-se em manuten√ß√£o no √ļltimo dispon√≠vel para se proceder √†s matr√≠culas. ‚ÄúEspero que tenham esta situa√ß√£o em considera√ß√£o e que seja prolongado o prazo.‚ÄĚ, sublinha na reclama√ß√£o dirigida ao ME.

A an√°lise da equipa do Portal da Queixa revela tamb√©m que o Minist√©rio da Educa√ß√£o regista, atualmente, mais de 1.4 milh√Ķes de pesquisas na maior rede social de consumidores de Portugal. O ME apresenta ainda uma taxa de resposta de apenas 26.1% e uma taxa de solu√ß√£o de 28.6%, o que significa que, na maioria das vezes, o problema n√£o √© resolvido. A an√°lise do indicador √ćndice de Satisfa√ß√£o – par√Ęmetro que reflete de forma objetiva o desempenho das marcas e entidades no Portal da Queixa, calculado tendo em conta a atividade das mesmas nos √ļltimos 12 meses, e a intera√ß√£o de cada uma delas com os utilizadores que efetuaram reclama√ß√Ķes -, o Minist√©rio da Educa√ß√£o est√° pontuado com apenas 26.8 em 100 pontos.

Na opini√£o de Pedro Louren√ßo, CEO do Portal da Queixa: ‚ÄúInfelizmente, todos os anos, temos vindo a receber relatos de experi√™ncias negativas na utiliza√ß√£o dos canais digitais do estado, atrav√©s das reclama√ß√Ķes que recebemos dos cidad√£os portugueses. Em √©pocas sazonais como esta ou do acesso aos livros escolares, por via do MEGA, as plataformas afetas √† educa√ß√£o, manifestam muitas fragilidades na gest√£o do tr√°fego inerente ao n√ļmero de pais que necessitam, por obriga√ß√£o, de utiliz√°-las. Como plataforma digital, entendemos as dificuldades associadas √† manuten√ß√£o e desenvolvimento que permitam uma navega√ß√£o segura e capaz, contudo sabemos que √© poss√≠vel a execu√ß√£o da mesma com o sucesso expect√°vel.”

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