Home » Saúde » Farmácias suspendem a dispensa de medicamentos
Farmácias suspendem a dispensa de medicamentos
Farmácias suspendem a dispensa de medicamentos

Farmácias suspendem a dispensa de medicamentos

A Associação de Farmácias de Portugal, está a emitir na linha gratuita 1400, enquanto os utentes esperam para fazer as suas encomendas de medicamentos, uma mensagem de meio minuto, na qual esclarece que as farmácias serão em breve “forçadas a suspender” três serviços: dispensa de medicamentos hospitalares, vacinação contra a gripe e vigilância a doentes crónicos, por falta de comparticipação do Estado.

Com a Pandemia COVID-19, as farmácias comunitárias estão a dispensar medicamentos a milhares de doentes com cancro, sida, esclerose múltipla e outras doenças, que antes eram forçados a deslocar-se aos hospitais. Há casos de doentes dos Açores e do Algarve que faziam deslocações regulares a Lisboa. A primeira experiência em que foi dada aos doentes a liberdade de escolher a sua farmácia abrange 150 doentes com VIH-Sida. Começou há quatro anos, mas até ao momento o Estado não investiu um único cêntimo no serviço, apesar da satisfação manifestada pelos utentes e as suas associações representativas.

As 160 farmácias filiadas na Associação de Farmácias de Portugal (AFP) também vão suspender a sua atividade na próxima quarta-feira, entre as 15h e as 15h23, juntando-se às 2.750 da Associação Nacional das Farmácias. A plataforma de dispensa de receitas médicas eletrónicas será suspensa durante os 23 minutos reservados pela Assembleia da República para debater a petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.