Home » Municipios » Faro constr√≥i mais 22 fogos de Habita√ß√£o Social
Faro constrói mais 22 fogos de Habitação Social

Faro constrói mais 22 fogos de Habitação Social

O Presidente da C√Ęmara Municipal de Faro, Rog√©rio Bacalhau, assinou no passado dia 7 de setembro, no √Ęmbito das v√°rias iniciativas promovidas no √Ęmbito do Dia do Munic√≠pio, o contrato para constru√ß√£o de um edif√≠cio constitu√≠do por 22 fogos destinados a habita√ß√£o de interesse social na Rua Ludovico Menezes.

A empreitada, adjudicada à Sociedade Martins Gago & Filhos, Lda., pelo valor de 2.875.696 euros, acrescidos de IVA, tem um prazo de execução de um ano e meio.

Al√©m dos fogos destinados a habita√ß√£o social, ser√° ainda criado uma √°rea destinada ao Grupo Teatro Lethes, coletividade que h√° muito aspirava ter um espa√ßo pr√≥prio e passar√° a contar com um equipamento que incluir√° audit√≥rio, √°reas de trabalho e gabinetes, explicou Rog√©rio Bacalhau, Presidente da C√Ęmara Municipal de Faro.

Numa cerimónia simbólica que contou também com a presença da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, o autarca sublinhou que, ao contrário do que acontece com os 90 fogos para venda a custos controlados atualmente em construção (que deverão estar terminados até final do ano), estes 22 fogos cuja construção vai agora ter início serão propriedade do Município e arrendados, mediante concurso, a pessoas que vivem com baixos rendimentos.

‚ÄúFaremos um concurso para atribui√ß√£o destes fogos com renda apoiada, definida em fun√ß√£o do rendimento do agregado familiar. Mediante uma f√≥rmula e um regulamento previamente definido, haver√° uma lista e aqueles que ficarem em primeiro lugar ‚Äď sendo que quem tiver menos rendimento, ter√° prefer√™ncia -, ficar√£o com os fogos‚ÄĚ, explicou Rog√©rio Bacalhau, sublinhando a import√Ęncia do financiamento, em particular do Instituto de Habita√ß√£o e Reabilita√ß√£o Urbana (IHRU) no √Ęmbito das Estrat√©gias Locais de Habita√ß√£o (Ela), no sentido de colmatar as car√™ncias habitacionais existentes. ‚ÄúA constru√ß√£o de fogos n√£o √© compet√™ncia pr√≥pria do Munic√≠pio, mas do Governo e se n√£o fosse o IHRU e este financiamento, n√£o ter√≠amos capacidade financeira para implementar o que temos previsto no √Ęmbito do ELA, uma vez que no caso de Faro, estamos a falar de mais de 80 milh√Ķes de euros de investimento nos pr√≥ximos anos‚ÄĚ, concluiu.

Tamb√©m a ministra da Habita√ß√£o, falou da import√Ęncia de haver uma estrat√©gia feita em articula√ß√£o dos Munic√≠pios com o Estado Central. ‚ÄúQuando vemos esta obra, temos a certeza e a convic√ß√£o de que este √© o caminho e a reforma estrutural que √© preciso concretizar‚ÄĚ, refor√ßou Marina Gon√ßalves.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.