Home » Municipios » Faro desagrava o IMI em 10% nos prédios urbanos
Faro desagrava o IMI em 10% nos prédios urbanos
Faro desagrava o IMI em 10% nos prédios urbanos

Faro desagrava o IMI em 10% nos prédios urbanos

A Câmara de Faro prepara-se para baixar a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2017 de 0,50% para 0,45% para os prédios urbanos, o que representa uma descida de 10%, que vai desonerar as economias familiares dos agregados mais carenciados e que ainda se encontram em situação de fragilidade.

Esta é a primeira vez em 9 anos que o Município consegue fixar o IMI abaixo do limite máximo previsto pela lei desde que, em 2008, começou a debater-se com problemas estruturais graves, que levaram mesmo a Assembleia Municipal a aprovar, em 2010, um duro Plano de Reequilíbrio Financeiro, que ainda está em vigor.

Para que a proposto seja possível, concorreram os bons resultados financeiros dos últimos exercícios, assim como a disposição constante no Orçamento de Estado para 2016 que possibilita que os municípios abrangidos por programa de ajustamento financeiro, possam baixar a taxa de IMI para prédios urbanos.

As restantes taxas e impostos serão fixadas nos mesmos valores de 2016. O IMI para prédios rústicos ficará nos 0,8%; a derrama nos 1,5% sobre o IRC de empresas e a taxa de participação variável do IRS em 5%.

O Executivo municipal, vai propor para o ano civil de 2017, a taxa de direitos de passagem por bens do domínio público e privado municipal, pelas empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público e infraestruturas de alojamento dessas comunicações, no valor de 0,25%.

A proposta será apreciada e votada em Reunião de Câmara pública, a ter lugar nos Paços do Município na próxima segunda-feira, dia 24, pelas 15h00.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.