Home » Municipios » Faro é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027
Faro é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027
Faro é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027

Faro é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027

Faro prepara a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, projeto que envolve toda a região e tem para já como co-produtoras da candidatura, a Associação de Municipios (AMAL), a Universidade do Algarve (Ualg) e a Região de Turismo (RTA). A CCDR, o IPDJ e a Direção Regional de Cultura, também vão colaborar na preparação da candidatura.

Uma candidatura regional, concertada e inclusiva foi o destaque na Sessão Oficial, em que foram formalizados os acordos de colaboração locais e regionais, no âmbito da Candidatura.

A cerimónia teve lugar na passada segunda feira (25) no Teatro das Figuras em Faro, onde foram assinados acordos entre o Município de Faro e a Universidade do Algarve, a Região de Turismo (RTA) e a Comunidade Intermunicipal (AMAL).

Foram ainda assinadas Cartas de Colaboração com a Direcção Regional IPDJ Algarve, Direcção Regional de Cultura do Algarve e CCDR, entidades que afirmaram o seu interesse em participar deste processo em prol do desenvolvimento da região.

“As principais instituições regionais estão unidas em torno de um objectivo comum. Nos momentos importantes, os Algarvios sabem pôr de lado as suas diferenças e unir-se em torno do que é fundamental,” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, no final da sessão. No seu discurso, o Presidente salientou que esta era uma missão que exigia à autarquia e às restantes entidades envolvidas, “muita humildade e concertação” para que este seja efectivamente um projecto de futuro e transformador do território.

A Capital Europeia da Cultura é um dos projectos da Comissão Europeia com maior notoriedade juntos dos cidadãos europeus. Portugal, a par da Letónia, vai receber o título em 2027. A escolha da cidade que irá acolher a iniciativa é feita através de um projecto de selecção com um júri baseado junto da Comissão Europeia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.