Home » Municipios » Faro já conta com uma rede de Bicicletas Partilhadas
Faro já conta com uma rede de Bicicletas Partilhadas

Faro já conta com uma rede de Bicicletas Partilhadas

A nova rede de ‘Bicicletas Partilhadas’, lançado no passado dia 1 de Junho em Faro, é um projeto piloto com um misto de 75 bicicletas entre elétricas e convencionais, com hotspots instalados no centro da cidade e na freguesia de Montenegro, nomeadamente Gambelas e Praia de Faro.

Com este lançamento, Faro é a primeira cidade do Algarve a disponibilizar bicicletas de uso partilhado, que podem ser utilizadas por maiores de 18 anos, numa mancha ciclável e rede de “hotspots” assinalados.

As bicicletas poderão ser utilizadas mediante instalação no respetivo telemóvel da app Mobismart, disponível na App Store ou Google Play Store. Após o registo na aplicação e depósito de dinheiro na carteira virtual da mesma, o utilizador pode procurar as bicicletas mais próximas estacionadas nos “hotspots” para começar a utilizar.

No final da viagem, as bicicletas terão de ser novamente estacionadas cuidadosamente dentro das áreas verdes delimitadas para o efeito (“hotspots), devendo estas ficar perfeitamente visíveis e sem impedir a mobilidade dos outros utilizadores da via pública.

Após o correto estacionamento do veículo, este deve ser bloqueado à mão pelo utilizador, que para finalizar a viagem deve tirar uma foto ao veículo estacionado.

Caso este não esteja estacionado corretamente, o utilizador incorre em coimas debitadas a partir do meio de pagamento associado.

Nesta fase de lançamento do projeto, o operador prepara-se para lançar várias campanhas promocionais destinadas aos potenciais utilizadores das bicicletas partilhadas, nomeadamente aos residentes do concelho.

Para este projeto piloto, o Município de Faro lançou e adjudicou o procedimento por um montante de 199.050 euros, acrescido de IVA, à entidade EVCE Power, Lda, cujo contrato foi outorgado a 15 de outubro de 2021, com um prazo de 548 dias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.