Home » Economia » Internet » FCCN-FCT reforça serviços à distância e de teletrabalho
FCCN-FCT reforça serviços à distância e de teletrabalho
FCCN-FCT reforça serviços à distância e de teletrabalho

FCCN-FCT reforça serviços à distância e de teletrabalho

A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), reforçou a capacidade dos seus principais serviços de apoio à comunidade como resposta à atual situação nacional de contenção do COVID-19, que já começou a afetar o normal funcionamento das Instituições de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, bem como centros de investigação e comunidades científicas.

Este reforço pretende dar resposta à crescente necessidade que já se verifica e que irá aumentar nas próximas semanas, ainda sem tempo determinado. A disponibilização destas ferramentas pela FCCN permite à comunidade académica e científica manter a sua atividade, nomeadamente operacionalizar cenários de aulas a distância, reuniões de grupo, partilha de informação e teletrabalho, fornecendo um auxílio importante para a manutenção da atividade letiva e de investigação dentro das circunstâncias excecionais que o país atravessa.

Nuno Rodrigues, Coordenador Geral do Programa INCoDE.2030, realça a importância e reforço destes serviços, sobretudo numa altura tão débil para o país, em que muitos jovens, investigadores e comunidade científica acabam por ser fortemente afetados: “Neste contexto atual de crise de saúde pública, com medidas de teletrabalho e aulas à distância, verificamos um aumento exponencial da utilização de alguns serviços como o COLIBRI, que tem sido uma ferramenta muito usada pela comunidade científica e de ensino superior para efetuarem aulas e reuniões em teleconferência. A utilização média do serviço antes deste período excecional era de 210 reuniões diárias com 1.990 utilizadores. No dia 12 de março registámos 3.574 reuniões e 58.552 utilizadores num só dia. A Plataforma NAU e o serviço Educast também têm sido muito utilizados, revelando-se uma grande mais valia para este público.”

Para apoiar a comunidade académica e científica a FCCN disponibiliza os seguintes serviços:

COLIBRI – Este serviço disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão. É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior, através do serviço Educast.

VIDEOCAST – Com o Videocast é possível fazer a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, via Internet, sem anúncios ou interrupções. O conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão (com opção de controlo por palavra-chave). O serviço é compatível com os principais browsers de internet e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

EDUCAST – Através do Educast poderá gravar, editar e publicar vídeos educativos (aulas, formações, tutoriais). Esta publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos. O Educast permite a edição e publicação, com recurso a software próprio, de forma simplificada, garantindo que os vídeos ficam disponíveis aos alunos em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile).

NAU – A plataforma NAU – Sempre a Aprender, disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, é possível dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento.

FILENDER – Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email.

Esta iniciativa foi promovida pela FCCN, no âmbito das ações do Programa Nacional para as Competências Digitais, INCoDe.2030.

Para ter acesso a estes serviços e a mais informações deverá consultar o site www.fccn.pt ou entrar diretamente em contacto com as equipas especializadas da FCCN.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.