Home » Economia » Feiras & Exposições » Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira de 6 a 9 de Setembro
Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira de 6 a 9 de Setembro

Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira de 6 a 9 de Setembro

A 6ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre de 6 a 9 de setembro, em Tavira, celebra o Ano Europeu do Património Cultural.

Todos os dias, às 19 horas, a “Maior Lição do Mundo”, em parceria com várias entidades da região, públicas e privadas, dá a conhecer os projetos que no Algarve ajudam a cumprir os objetivos para “transformar o mundo sem deixar ninguém para trás”. As sessões acontecem sempre junto do respetivo stand, na Feira Institucional, na rua José Pires Padinha.

No primeiro dia, a “Maior Lição do Mundo” é dinamizada pelo Voluntariado Ambiental para a Água, em parceria com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Na sexta-feira, 7 de setembro, na “Maior Lição do Mundo”, é dado a conhecer o programa Mentores para Migrantes, em parceria com o Centro de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) da Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

No sábado, dia 8 de setembro, a “Maior Lição do Mundo” mostra os projetos HeforShe, da Universidade do Algarve, e PatherWays, uma parceria com a Cooperativa ECOS.

Nesse dia, as famílias de Tavira e visitantes da Feira, são convidados a participar na iniciativa Photo de Família, desenvolvida em parceria com a associação A | NAFA, estando agendado o encontro na sede da Associação, pelas 10 horas. Para esta iniciativa, os participantes deverão trazer a sua máquina fotográfica e/ou telemóvel, estando todos desafiados a descobrir imagens interessantes da cidade enquadráveis nas temáticas do Ano Europeu do Património Cultural.

Concluindo este conjunto de iniciativas, o evento «Europa nas estórias: uma viagem pelo mediterrâneo», ocorre no dia 9, domingo, pelas 16 horas no Largo de Brincar, em frente ao Palácio da Galeria e em pleno casco histórico de Tavira, com leitura e encenação de lendas sobre as terras e gentes do Mediterrâneo.

Ao longo dos quatro dias da Feira da Dieta Mediterrânica, o centro Europe Direct e a Refood Algarve apresentam uma exposição na Casa André Pilarte sobre este projeto, a qual culminará com uma ação informativa dedicada aos empresários locais dos setores da restauração e hotelaria, a ter lugar no dia 13 de setembro (quinta-feira, 16 horas), no edifício dos Paços do Concelho.

O projeto Refood é um movimento de cidadãos voluntários que organizados em equipas trabalham em diferentes turnos e procedem à recolha de alimentos excedentários junto de parceiros que aderiram ao projeto (fontes de alimentos). Os alimentos recolhidos são depois reembalados em caixas para serem distribuídos a quem mais necessita deles, sendo a entrega desses alimentos embalados efetuada num Centro de Operações. Espera-se com esta ação mobilizar em Tavira voluntários para criação de um núcleo local.

A CCDR Algarve e os seus parceiros propõem aos participantes e visitantes no Ano Europeu do Património Cultural, duas tertúlias-passeio sobre atividades marcantes da Paisagem Mediterrânica – “O FIGO – Alimento Cultural do Algarve”, no CEAT – Centro de Experimentação Agrária de Tavira, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, e “Paisagens do Sal”, nas Salinas da empresa TAVIRASAL de Rui Francisco Neves Dias, nos dias 7 e 8 de setembro (sexta-feira e sábado, pelas 9 horas, respetivamente), evocando a estreita ligação entre os campos do barrocal e as zonas ribeirinhas e a sua importância na afirmação internacional do Algarve, em termos económicos e sociais.

Entidade responsável pela dinamização da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, a CCDR Algarve e demais entidades contam com o apoio financeiro do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 na dinamização do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, envolvendo-se direta e indiretamente na preservação deste património regional indispensável, quer na promoção de projetos de valorização de produtos regionais (artesanato, festividades, gastronomia, tradições, etc.), quer através da prossecução das suas atribuições e competências em matéria de coordenação regional de políticas públicas nos domínios do ambiente, desenvolvimento regional e ordenamento do território e de aplicação dos fundos da União Europeia, no âmbito da estratégia Portugal 2020 – acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.