Home » Cultura » Geral » Feira do Livro e do Disco Políticos em Setúbal
Feira do Livro e do Disco Políticos em Setúbal
Setúbal crd_Cãmara Municipal

Feira do Livro e do Disco Políticos em Setúbal

O livro e o disco de natureza política, em particular associados à luta pela liberdade em Portugal no período do 25 de Abril, motivam uma feira inédita, que decorre entre os dias 26 e 29, em Setúbal.


O certame, localizado no Cais 3 do Porto de Setúbal, conta com apresentações de obras literárias, encontros com autores, palestra e exposição de artigos de editoras e livrarias, a par de concertos e de uma área infantil, com o objetivo de abordar, sob diversas formas, a produção cultural política no país.

A Feira do Livro e do Disco Políticos, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com curadoria do jornalista Pedro Tadeu, no âmbito do projeto Venham Mais Vinte e Cincos, que assinala os 50 anos do 25 de Abril, contempla uma programação abrangente e eclética, dirigida a todos os públicos, colocando a tónica na promoção de obras políticas e da música de intervenção.

Além de expositores, representando cerca de duas dezenas de editoras de livros e discográficas, livrarias, bibliotecas, alfarrabistas, projetos editoriais e associações culturais, é dado espaço a propostas de programação convergente, como apresentação de livros, palestras e sessões de autógrafos.

Ao longo dos quatro dias, está assegurada a participação de reconhecidos nomes do panorama político e dos media, a que se juntam músicos e projetos artísticos que protagonizam todas as noites concertos e atuações que têm como foco a música de intervenção.

A inauguração está marcada para dia 26, às 19h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, seguindo-se um espetáculo do músico setubalense João Mota, com o projeto a solo Et Toi Michel.

Depois, às 20h00, há “Panfletos (ao vivo) – A história dos hinos nacionais portugueses”, por Pedro Tadeu, e, às 21h00, decorre a apresentação de livros políticos do arquivo Ephemera, por José Pacheco Pereira.

Este primeiro dia termina com um manifesto musical, com a participação do artista setubalense Leonardo Silva.

Luís Paixão Martins, Pedro Tadeu, Viriato Soromenho-Marques, Ferreira Fernandes, Miguel Tiago e José Pedro Castanheira são alguns dos autores que marcam presença na primeira edição da iniciativa, a qual reserva um espaço para as crianças e zona de restauração e lazer.

O programa inclui, ainda, as participações de Diogo Ferreira, Albérico Costa, António Cunha Bento, Daniel Pires, Alice Brito, Ana Cristina Silva, Manuela Tavares, Joaquim Judas, Fernando Rosas e Armindo Miranda, que apresentam aspetos históricos.

A zona de expositores conta com as participações de Livraria Bertrand, Livraria Culsete, Ephemera, Associação José Afonso, Restart Vinil, Tradisom – Editora Discográfica, Edições Avante/Página a Página – Divulgação do Livro, SA, Editora Gato Bravo, União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, Método & Argumento – Livros Usados, Edições Tinta-da-China, Museu do Trabalho Michel Giacometti e Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A feira, que funciona no dia 26 das 19h00 às 23h00, e nos dias 27, 28 e 29 entre as 10h00 e as 23h00, já tem nova edição prevista para o próximo ano, a qual fica marcada pelo lançamento do 1.º volume da Enciclopédia da Música Política Portuguesa, numa parceria com a Antena 1 e a Associação José Afonso, e o lançamento do Álbum de Abril, uma coletânea de músicas de intervenção gravada por vários músicos na Casa da Cultura de Setúbal.

O programa completo da 1.ª edição da Feira do Livro e do Disco Políticos pode ser consultado na página mun-setubal.pt/livro-disco-politicos/

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.