Home » Agenda » Eventos » Festa da cultura indiana no Museu do Oriente
Festa da cultura indiana no Museu do Oriente

Festa da cultura indiana no Museu do Oriente

O ritmo, as cores e os sabores da Índia chegam ao Museu do Oriente para uma viagem multi-sensorial à cultura deste país. No dia 17 de Novembro aprende-se a dançar Bollywood, conhece-se a técnica milenar de tingimento Bandhani e explora-se a filosofia por detrás de uma mandala. No dia 19 de Novembro, a diversidade da cozinha indiana convida a explorar as especiarias em torno do caril.

Música, cor e movimento na Dança Bollywood

Sem regras rígidas, Bollywood é um estilo de dança que celebra a liberdade de expressão. Colorido, dinâmico e extremamente teatral, Bollywood combina danças clássicas e populares indianas, bem como estilos mais ocidentais, como hip-hop e o jazz, ou até mesmo salsa e dança do ventre. Na oficina de Dança Bollywood aprendem-se passos básicos e identificam-se, através dos movimentos, alguns elementos da cultura indiana.

Um toque de Bandhani nos tecidos

Bandhani é uma das mais antigas técnicas de tingimento de tecido e significa, numa tradução literal, “amarrar”. Nesta sessão, os participantes vão ficar a conhecer esta técnica milenar e com ela criar modelos através do tingimento de tecidos amarrados em padrões.

A Meditação por detrás de uma mandala

Para os hindus a mandala tem um significado espiritual, representando a morada das divindades e em Sânscrito, significa “círculo”, uma forma que integra a repetição de padrões que conduzem o olhar para o centro. Por isso, mandala é também um espaço de meditação e os participantes serão convidados a conhecer a sua dimensão espiritual. Em seguida, com tinta ou materiais orgânicos como areia, arroz ou flores, os participantes poderão construir a sua própria mandala.

Confecionar e degustar caril

No dia 19 de Novembro é a vez dos cheiros e sabores da Índia invadirem o Museu do Oriente. Numa viagem pelas especiarias normalmente utilizadas na preparação de caril, será confecionada uma receita conjunta, onde cada participante contribui com a sua experiência, sensibilidade ou criatividade. No final, realiza-se uma pequena degustação desta iguaria tão popular, na Índia e fora dela.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.