Home » Cultura » Livros » Festa do Livro Asiático no Museu do Oriente
Festa do Livro Asiático no Museu do Oriente
“One Piece” de Eiichiro Oda, pela primeira vez traduzida para português

Festa do Livro Asiático no Museu do Oriente

A Festa do Livro regressa ao Museu do Oriente, de 29 de Novembro a 18 de Dezembro, com uma seleção de títulos sobre a Ásia ou autores asiáticos para adquirir a preços especiais, desde monografias, edições críticas, catálogos, ficção, poesia, banda desenhada, manga, livros infantis, guias práticos de conversação e manuais sobre várias técnicas, do origami à meditação.

A Festa do Livro é uma iniciativa da Fundação Oriente que reúne publicações do seu vasto catálogo editorial e que, nesta 15.ª edição, apresenta várias novidades: 18 editoras convidadas, destaques de literatura infantil, o Cantinho de Leitura e um programa que inclui conversas com autores, leituras e apresentação de filmes.

No dia 2 de Dezembro, às 18.30, o programa da XV Festa do Livro abre com José Luís Peixoto que, numa conversa informal com o público, vai falar da importância de ‘ganhar mundo’ através da Viagem e do Livro, partindo das suas obras e experiências.

No dia 3, um Momento Haiku convida a ler e desvendar este género poético único, durante uma sessão que aborda as origens e características do haiku, abrindo caminho ao entendimento da sua estética, profundidade e sentido. A actividade inclui a leitura de haiku japoneses (traduzidos) e portugueses por Leonilda Alfarrobinha, escritora premiada de haiku, acompanhada por Yuko Kase, professora de língua e cultura japonesas.

Em parceria com a Itiman – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano, realiza-se nos dias 10 e 11 de Dezembro, às 15.00, o ciclo de filmes “O Budismo em Anime” com as longas-metragens Tannisho, de Hideaki Oba, e Porque Vivemos? de Kentetsu Takamori, comentadas por Mauro Nakamura, filósofo budista e autor.

O lançamento da nova colecção de manga da Editora Devir – “One Piece” de Eiichiro Oda, pela primeira vez traduzida para português – acontece a 16 de Dezembro, às 18.30. Nesta data terá ainda lugar um passatempo de cosplay, inspirado nas personagens de “One Piece”, uma das séries de manga mais acarinhadas pelos leitores deste género literário, continuando a ser publicada ainda hoje, passados mais de 20 anos desde o seu lançamento.

O programa da Festa do Livro inclui também sessões de contos e lendas japonesas kamishibai – histórias ambulantes – para crianças (M/5 anos), todos os domingos, durante o período da Festa.

A XV Festa do Livro está aberta de terça-feira a domingo, das 10.00 às 18.00 e, às sextas-feiras, até às 20.00. Todas as atividades são de entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.