Site icon Ipressjournal

Festa do Livro Asiático no Museu do Oriente

Festa do Livro Asiático no Museu do Oriente

“One Piece” de Eiichiro Oda, pela primeira vez traduzida para português

A Festa do Livro regressa ao Museu do Oriente, de 29 de Novembro a 18 de Dezembro, com uma seleção de títulos sobre a Ásia ou autores asiáticos para adquirir a preços especiais, desde monografias, edições críticas, catálogos, ficção, poesia, banda desenhada, manga, livros infantis, guias práticos de conversação e manuais sobre várias técnicas, do origami à meditação.

A Festa do Livro é uma iniciativa da Fundação Oriente que reúne publicações do seu vasto catálogo editorial e que, nesta 15.ª edição, apresenta várias novidades: 18 editoras convidadas, destaques de literatura infantil, o Cantinho de Leitura e um programa que inclui conversas com autores, leituras e apresentação de filmes.

No dia 2 de Dezembro, às 18.30, o programa da XV Festa do Livro abre com José Luís Peixoto que, numa conversa informal com o público, vai falar da importância de ‘ganhar mundo’ através da Viagem e do Livro, partindo das suas obras e experiências.

No dia 3, um Momento Haiku convida a ler e desvendar este género poético único, durante uma sessão que aborda as origens e características do haiku, abrindo caminho ao entendimento da sua estética, profundidade e sentido. A actividade inclui a leitura de haiku japoneses (traduzidos) e portugueses por Leonilda Alfarrobinha, escritora premiada de haiku, acompanhada por Yuko Kase, professora de língua e cultura japonesas.

Em parceria com a Itiman – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano, realiza-se nos dias 10 e 11 de Dezembro, às 15.00, o ciclo de filmes “O Budismo em Anime” com as longas-metragens Tannisho, de Hideaki Oba, e Porque Vivemos? de Kentetsu Takamori, comentadas por Mauro Nakamura, filósofo budista e autor.

O lançamento da nova colecção de manga da Editora Devir – “One Piece” de Eiichiro Oda, pela primeira vez traduzida para português – acontece a 16 de Dezembro, às 18.30. Nesta data terá ainda lugar um passatempo de cosplay, inspirado nas personagens de “One Piece”, uma das séries de manga mais acarinhadas pelos leitores deste género literário, continuando a ser publicada ainda hoje, passados mais de 20 anos desde o seu lançamento.

O programa da Festa do Livro inclui também sessões de contos e lendas japonesas kamishibai – histórias ambulantes – para crianças (M/5 anos), todos os domingos, durante o período da Festa.

A XV Festa do Livro está aberta de terça-feira a domingo, das 10.00 às 18.00 e, às sextas-feiras, até às 20.00. Todas as atividades são de entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Partilhe:
Exit mobile version