Home » Cultura » Museus » Festas e Rituais do Jap√£o no Museu do Oriente
Festas e Rituais do Jap√£o no Museu do Oriente

Festas e Rituais do Jap√£o no Museu do Oriente

As purifica√ß√Ķes de Ano Novo, os altares das festas dos Rapazes e das Raparigas, os cultos de fertilidade ou as oferendas do festival dos mortos s√£o algumas das festas e rituais tradicionais que se realizam no Jap√£o, ao longo do ano. Muito para al√©m da dimens√£o religiosa que lhes est√° na origem, estas festas mobilizam a sociedade japonesa em torno de valores e princ√≠pios partilhados: assegurar prote√ß√£o, prosperidade e o bem comum.

A inaugurar a 18 de Maio, a nova grande exposi√ß√£o do Museu do Oriente, Jap√£o: Festas e Rituais, d√° a conhecer estas celebra√ß√Ķes e o seu papel na sociedade japonesa, na sua forma de conceber o mundo, o lugar do indiv√≠duo e a rela√ß√£o com a comunidade.

Através de mais de 1500 peças do acervo da Fundação Oriente, expostas aqui pela primeira vez, Japão: Festas e Rituais desvenda o rico universo das crenças japonesas: o panteão das divindades e seus atributos, as principais festividades e os respetivos contextos, práticas e objetos.

Partindo dos princ√≠pios do Xinto√≠smo ‚Äď culto dos esp√≠ritos kami ‚Äď e Budismo no Jap√£o, a exposi√ß√£o convida a um p√©riplo pelo calend√°rio das celebra√ß√Ķes anuais. Com momentos solenes e outros de puro divertimento, t√£o variadas quanto populares, todas assentam na import√Ęncia do ritual. √Č atrav√©s destas pr√°ticas que se propiciam as divindades e se assegura a harmonia entre homens e natureza. A exposi√ß√£o apresenta alguns dos rituais mais importantes, os espa√ßos onde estes decorrem e seus elementos simb√≥licos.

Perpetuados ao longo de gera√ß√Ķes, os rituais refor√ßam os la√ßos de perten√ßa entre os indiv√≠duos e traduzem-se, hoje, em valores centrais da sociedade japonesa: cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade humana e ambiental. Para refletir esta realidade, Jap√£o: Festas e Rituais integra objetos devocionais e testemunhos contempor√Ęneos, juntamente com recria√ß√Ķes de altares e espa√ßos de culto, estatuetas, gravuras, instala√ß√Ķes multim√©dia, fotografia e v√≠deo.

Japão: Festas e Rituais convida a mergulhar neste elemento vital da identidade japonesa, onde convergem tradição e renovação, mundo físico e espiritualidade.

Em associa√ß√£o √†s comemora√ß√Ķes dos 480 anos de amizade entre Jap√£o e Portugal, a exposi√ß√£o conta com o apoio institucional das embaixadas de Portugal e do Jap√£o e com a colabora√ß√£o de Hitachi e da Universidade Lus√≥fona.

Exposição Japão: Festas e Rituais

Inauguração | 18 Maio | 18.30

Terça-feira a domingo: 10.00-18.00

Sexta-feira: 10.00-20.00 (entrada gratuita das 18.00-20.00)

Pre√ßo: 6 ‚ā¨

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.