A Alma Algarvia é a rainha do XXXIII Festival de Acordeonistas de São Brás de Alportel, este domingo, dia 26, no CineTeatro São Brás, a partir das 15h30.
Numa edição plena de talento, o Festival apresentará mais de meia centena de jovens acordeonistas que interpretarão perto de 80 peças. Ao palco sobe o resultado de milhares de horas de estudo, treino e dedicação à música e ao acordeão.
Os jovens talentos representam as escolas onde aprendem a tocar o instrumento rei da região algarvia.
Nesta edição, estarão representadas 12 escolas algarvias com ensino de acordeão, nomeadamente: Conservatório de Música de Olhão, a APEXA, as escolas de música de Nelson Conceição de Loulé e Bordeira, a escola do Rancho Folclórico de Loulé, a Casa do Povo da Conceição de Faro, a Escola de Música Jorge Alves, a Escola de Música Águia Som de Olhão, a escola de música da Associação Cultural Sambrasense, Grupo Folclórico de Faro e as escolas de Acordeão de Castro Martim e de Vila Real de Santo António.
O Festival de Acordeonistas de São Brás de Alportel é anualmente organizado pela Associação Cultural Sambrasense e pretende dar a conhecer a aprendizagem dos alunos das diferentes escolas, promover o convívio e a partilhar entre os talentosos jovens músicos e promover o acordeão enquanto instrumento presente nas tradições musicais algarvias.
Este é um espetáculo para todas as idades, com a duração de 180 minutos e cujos ingressos estão à venda na Galeria Municipal e no próprio dia do espetáculo na bilheteira do Cineteatro São Brás por 3€.
Uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, pela Secretaria de Estado da Cultura e pela e pelo Comércio Local são-brasense.