Home » Agenda » Festival de Flamenco de Lisboa no Teatro da Trindade
Festival de Flamenco de Lisboa no Teatro da Trindade
Festival de Flamenco de Lisboa no Teatro da Trindade

Festival de Flamenco de Lisboa no Teatro da Trindade

festival-de-flamenco-2016-_abA Associação Flamenco Atlântico anunciou a 9ª edição do Festival de Flamenco de Lisboa, que irá ter lugar no Teatro da Trindade, numa edição audaz que vai exultar o lado mais luminoso e misterioso da guitarra, do baile e do cante flamenco.

Cabe ao quarteto de Javier Conde as honras de abertura do festival, no dia 26 de Outubro. Conhecido como “miúdo revelação” da guitarra flamenca, é reconhecido pelo seu respeito pelos mestres e pelo seu próprio “compás” flamenco e adivinha-se que venha a ser um dos grandes pilares da guitarra e do flamenco da Extremadura no mundo. No espectáculo que apresenta em Lisboa “El flamenco y su vibrante mundo” serão interpretados alguns dos estilos mais representativos do flamenco.

Um concerto que está inserido na Experimenta Extremadura, um projecto bianual, que pretende despertar o interesse e conhecimento da Extremadura em Portugal, com a realização de diversas iniciativas à qual o Festival Flamenco de Lisboa se associou.

Intrigante e certamente original, será o espetáculo que a Columna Flamenca, uma companhia de Flamenco criada em Lisboa em 2016 pela Associação Flamenco Atlântico, irá estrear. A companhia conta com artistas de várias nacionalidades: portugueses, espanhois e marroquinos.

No dia 26 de Novembro, estreiam a sua primeira criação, CORPO SONORO, um tríptico intimista de baile flamenco, inspirado no texto “Rayuela” do escritor Júlio Cortazar, nos poemas de Federico Garcia Lorca e no álbum “Street Hassle” de Lou Reed, gravado em 1978

O Festival Flamenco de Lisboa, termina no dia 27 de Novembro, com mais uma estreia em Portugal, desta vez: Manuel Fernández Montoya, “El Carpeta”, da dinastia “Los Farruco” e irmão mais novo de Farruquito. O Flamenco corre-lhe no sangue e na raça mas conseguiu criar o seu espaço com a alma aberta e a sua forma de bailar o Flamenco. Uma noite onde se apresentará o presente e o futuro do novo baile flamenco.

Simultaneamente, estão agendadas duas actividades paralelas que permitem vivenciar a Arte Flamenca e que se realizam no Espaço Flamenco Atlântico, às 18h00: aulas de Guitarra, no dia 26 de outubro e aulas de Baile, no dia 26 de novembro.

O Festival é organizado pela Flamenco Atlântico, associação cultural sem fins lucrativos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.