Home » Agenda » Espetáculos » Festival de Órgão do anuncia concertos em Boliqueime Faro
Festival de Órgão do anuncia concertos em Boliqueime Faro

Festival de Órgão do anuncia concertos em Boliqueime Faro

Sergio Silva

O Festival de Órgão do Algarve anuncia Sérgio Silva e o Ensemble Vocal Introitus (oito vozes masculinas), para a Igreja Matriz de Boliqueime e Igreja da Sé em Faro a 16 (sexta Feira) e 17 (sábado), respetivamente. Os concertos de entrada livre, realizam-se às 21h30.

Em Boliqueime será apresentado um itinerário vocal que tem por base de inspiração o património artístico da própria igreja, num concerto onde património, música e devoção se complementarão de uma forma harmoniosa e intensa. Guilherme d’Oliveira Martins, coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural 2018, associa-se a este concerto com a elaboração de um enquadramento histórico. Por outro lado, a escritora Lídia Jorge percorrerá os locais das diversas imagens e proclamará as respetivas orações que antecedem o texto musical.

Na Sé de Faro, será apresentado um programa totalmente distinto, de invocação Mariana, partindo do hino vespertino Ave Maris Stella (Salve, Estrela do Mar). Para além do solene canto gregoriano e da polifonia festiva, ouviremos peças para órgão de diversos compositores ibéricos, como era hábito nas igrejas e mosteiros portugueses durante o período renascentista. Será, ainda, uma raríssima oportunidade para escutar passagens do Processional Tropário de Alcobaça, manuscrito da 1ª metade do séc.XIII e exemplar único em Portugal.

Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa. Teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional e, como concertista, tem atuado em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Macau. É organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).

O Ensemble Vocal Introitus é um octeto de vozes masculinas constituído por tenores, barítonos e baixos provenientes do Coro Gulbenkian e do Coro Gregoriano de Lisboa. Tem percorrido todo o país, realizando numerosos concertos. A Direcção Musical está a cargo de Manuel Líbano Monteiro desde a sua fundação.

O Festival de Órgão do Algarve 2018 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, que conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão e apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, tem como parceiro, a Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.