Home » Municipios » Festival de Sintra revisita os lugares mágicos
Festival de Sintra até ao dia 29 de maio
Festival de Sintra até ao dia 29 de maio

Festival de Sintra revisita os lugares mágicos

A 51ª edição do Festival de Sintra, que decorre até ao dia 29 de maio, tem Michael Nyman o protagonista do concerto inaugural, no palco do Centro Cultural Olga Cadaval. Autor de bandas-sonoras para filmes como “O Piano” e de óperas como “Facing Goya”, Nyman que tem uma vasta carreira discográfica, apresenta-se em Portugal a solo e ao piano.

O Festival que decorre a 12 e 13 de maio, tem lugar no Centro Cultural Olga Cadaval e nos Palácios Nacionais de Sintra, Pena e Queluz.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, os locais dos concertos enriquecem a experiência do festival: “A maior parte dos concertos decorrerá nos lugares mágicos de Sintra classificada como Património Mundial da Humanidade pelo que a própria estética dos locais contribuirá para uma experiência musical única”, explica.

Este ano, o histórico festival abre-se a um público mais jovem e aposta no ecletismo musical, com um programa que inclui, além de Michael Nyman, nomes como Pedro Brumester e Mário Laginha, Olga Pratts, Théodore Paraskivesco, entre muitos outros.

Para Basílio Horta, “o fio condutor da programação do festival consiste num passeio musical no tempo que corresponde às exigências da mais alta qualidade artística, com o foco na presença de músicos internacionais e nacionais de elevado prestígio”.

A aposta numa programação exigente internacional não impede, no entanto, o apoio ao talento local: “o Festival de Sintra, à semelhança da edição anterior, não esquece os valores locais, as nossas escolas de música e conservatórios, e orquestras que podem aqui mostrar o seu talento”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Paralelamente aos concertos, os “Contrapontos” trazem o Festival de Sintra para fora dos palcos tradicionais. O festival vai andar pelas ruas e praças do município, com concertos de animação apresentados pelos jovens da Escola Superior de Música de Lisboa e do Conservatório Sons e Compasso. A 14 e 22 de maio, a Quinta da Ribafria recebe ainda duas palestras pedagógicas onde a música será o elemento central e que serão dirigidas, respetivamente, pelo Professor Duarte Ivo Cruz e pelo Professor Pedro Moreira, que têm como objetivo aprofundar a compreensão da Música.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.