Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastronómicos » Festival do Caldo de Peixe em Rabo de Peixe nos Açores
Festival do Caldo de Peixe em Rabo de Peixe nos Açores

Festival do Caldo de Peixe em Rabo de Peixe nos Açores

A vila de Rabo de Peixe no concelho da Ribeira Grande na Ilha de São Miguel nos Açores, promove a 5ª Edição do Festival do Caldo de Peixe, de 21 a 23 de Julho, no Porto de Pescas da vila.

O Festival vai propor aos visitantes, saborear as mais diversas versões de caldos de peixe, uma especialidade regional, que traduz a alma de uma comunidade que vive da atividade piscatória, nas várias as iniciativas paralelas que decorrem durante o evento, preparadas para este ano, pela Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho, com a prova do hambúrguer de cavala de autoria da chef Patrícia Borges, entre outras.

A primeira edição internacional do festival, conta com a presença da Confraria dos Ouriços-do-mar de Gijón (Asturias) e no âmbito lúdico, do músico Lou Bega, artista que se popularizou como o êxito Mambo No. 5.

Na sexta-feira, dia 21 de Julho, decorre no Cine Teatro Miramar, o Seminário Mar, Gastronomia e Inovação, onde vão ser abordados temas relacionados com o desenvolvimento de Rabo de Peixe: como potenciar espécies menos valorizadas, a gastronomia local ou a importância da procura turística.

Boas razões, para visitar o Festival do Caldo de Peixe. Mas há uma que se sobrepõe a todas pela sua relevância social: o lucro das vendas dos caldos de peixe reverte inteiramente para o apoio do serviço educativo das crianças de Rabo de Peixe. Quantos mais caldos se venderem, melhor futuro se pode garantir às crianças da localidade que vivendo exclusivamente da pesca, precisa de se reinventar e aprender a colocar a sua relação com o mar dos Açores, ao serviço de atividades remuneratórias paralelas, como o turismo.

Rabo de Peixe é uma surpresa, uma lição de vida e uma localidade que merece ser visitada. O Festival do Caldo de Peixe é um bom pretexto para tomar contacto com uma comunidade única no país, disposta a mudar, mas sem perder de vista o que sempre lhe deu sentido: o mar.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.