Home » Municipios » Festival dos Descobrimentos em Lagos no Algarve

Festival dos Descobrimentos em Lagos no Algarve

O Festival dos Descobrimentos que decorre na cidade de Lagos, no Algarve de 1 e 5 de maio, é uma iniciativa do Município, que volta às viagens do passado histórico, revivendo cronologias, gentes e ambiências do período das descobertas.

A X edição deste evento tem como tema “Os 600 anos da Descoberta da Ilha da Madeira”, arquipélago constituído pelas ilhas do Porto Santo e da Madeira, esta última descoberta em 1419 pelos navegadores João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, fazendo parte da sua tripulação muitos mareantes oriundos do Algarve e em particular de Lagos.

Evento âncora do Município, esta X edição, promete dias com muita animação, recriações históricas, exposições, visitas comentadas e a Feira Quinhentista (de 3 a 5), que irá decorrer na Praça do Infante, Jardim da Constituição e ruas do Centro Histórico.

O programa arranca no dia 1 de maio com duas Visitas Comentadas, a primeira, de manhã, sobre o tema “As Caravelas de Lagos e o Cais das Descobertas” e a segunda da parte da tarde, sobre “A Casa da Guiné e as Alfândegas de Lagos”.

Para o dia 2 está prevista uma Conferência sobre os 600 anos da Descoberta da Ilha da Madeira, a decorrer a partir das 15h00, nos Antigos Paços do Concelho, e cujos oradores convidados serão o Comandante Doutor José Manuel Pereira e Doutor João Abel da Fonseca. Nesse mesmo dia e local, pelas 18h00, terá lugar a inauguração de uma exposição subordinada ao tema do Festival.

Entre os dias 3 e 5 de maio decorrerá a Feira Quinhentista sendo que cada dia será subordinado a um tema: “A Partida”, “O Deslumbramento” e “O Ouro Branco”, respetivamente. Em cada um dos dias terão lugar várias recriações históricas e muita animação, com atuações de teatro, dança e música.

Na abertura do evento, destaque para o tradicional cortejo, constituído por alunos, professores e comunidade escolar, em estreita articulação com o movimento associativo concelhio e os grupos de recriação histórica. Com mais de 2000 figurantes, esta iniciativa marca “A Partida” para a aventura e envolve os participantes e os visitantes numa viagem de regresso a um dos períodos áureos da nossa história e à chegada dos navegadores e das suas comitivas que, em tempos, percorriam as ruas da cidade histórica de Lagos, representando a sociedade da época trajados à moda do Século XV.

O evento contará igualmente com outros polos de animação, nomeadamente a Caravela Boa Esperança, o Forte Ponta da Bandeira ou o Centro Ciência Viva de Lagos, onde o visitante terá a oportunidade de participar em experiências únicas ligadas a este período histórico e à identidade de Lagos dos Descobrimentos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.