Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastron√≥micos » Festival Gastronomia de Bordo em Peniche
Festival Gastronomia de Bordo em Peniche

Festival Gastronomia de Bordo em Peniche

A 2ª edição do Festival Gastronomia de Bordo arranca esta sexta feira em Peniche, o primeiro dos três municipios, ligados pelo mar e pela tradicional atividade da pesca.

O festival que promove a gastronomia, os sabores e costumes tradicionalmente produzidos a bordo das embarca√ß√Ķes de pesca, acontece em Peniche de 18 a 20 Outubro, em √ćlhavo de 8 a 17 Novembro e na Murtosa de 27 Novembro a 1 Dezembro 2019.

O Gastronomia de Bordo recupera as memórias ligadas à pesca e resgata as receitas e as técnicas de confeção tradicional. O festival, além de promover as gastronomias locais, olha também para a sustentabilidade promovendo a pesca sustentável e o consumo local.

O convite √© para um p√©riplo por Peniche, √ćlhavo e Murtosa onde se pode conhecer, descobrir e experimentar diferentes pratos de peixe de pesca costeira, long√≠nqua e lagunar, especifica de cada munic√≠pio. H√° uma s√©rie de restaurantes aderentes onde se pode provar estas iguarias e um programa paralelo que contempla visitas √†s lotas, embarca√ß√Ķes, museus, etc.

O Festival arranca em Peniche de 18 a 20 de Outubro e circunscreve-se ao Mercado Municipal pela import√Ęncia que este t√™m na cidade. Por valores entre os 3‚ā¨ e 8‚ā¨ ser√° poss√≠vel degustar um menu de excel√™ncia constitu√≠do unicamente por marisco e pescado nacional, em seis dos estabelecimentos mais emblem√°ticos desta cidade e em duas pastelarias especialistas em doces regionais.

De 8 a 17 de Novembro, √ćlhavo presenteia-nos com uma homenagem √† cozinha tradicional portuguesa, e bacalhoeira, tendo como ‚Äúporto seguro‚ÄĚ diversos restaurantes do Munic√≠pio, num modelo contempor√Ęneo e inovador, suportado nos sabores e nas tradi√ß√Ķes a bordo dos bacalhoeiros. Ser√° tamb√©m poss√≠vel ‚Äúmergulhar‚ÄĚ no patrim√≥nio gastron√≥mico nacional, atrav√©s de visitas a estaleiros, museus, f√°bricas, lotas, navios e tamb√©m a outros equipamentos de transforma√ß√£o e prepara√ß√£o alimentar.

A viagem de circum-navegação gastronómica termina em Murtosa, onde desembarcamos nas melhores caldeiradas do país de pesca lagunar, pratos preparados, desde tempos imemoriais pelos pescadores e que se tornaram ícones gastronómicos, como é o caso da caldeirada de enguias. De 27 a 1 de Dezembro, o destaque será paras as espécies piscícolas da Ria de Aveiro, onde os espaços de restauração prepararam menus específicos para a festival, tendo como referencial os pratos de peixe e, de um modo especial, as caldeiradas.

O programa tamb√©m prop√Ķe atividades complementares √†s degusta√ß√Ķes nos restaurantes, com visitas guiadas √† Esta√ß√£o Litoral da Aguda, em busca dos segredos da Enguia e a COMUR-Museu Municipal.

Estas a√ß√Ķes s√£o desenvolvidas no √Ęmbito no Projeto ‚ÄúTerrit√≥rios com Hist√≥ria: o mar, a pesca e as comunidades – programa√ß√£o cultural em rede dos munic√≠pios de √ćlhavo, Peniche e Murtosa‚ÄĚ, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e Uni√£o Europeia atrav√©s do FEDER.

O desafio est√° lan√ßado para o embarque nesta ‚Äúexperi√™ncia de bordo‚ÄĚ, bem como a desfrutar das m√ļltiplas atividades, complementares √† programa√ß√£o do festival, de ‚Äúdescoberta‚ÄĚ da cultura gastron√≥mica e vivencial da pesca costeira (Peniche), long√≠nqua (√ćlhavo) e lagunar (Murtosa).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.