Home » Cultura » Cinema » Festival IndieLisboa 2017 by Allianz de 3 a 14 de Maio
Festival IndieLisboa 2017 by Allianz de 3 a 14 de Maio
Festival IndieLisboa 2017 by Allianz de 3 a 14 de Maio

Festival IndieLisboa 2017 by Allianz de 3 a 14 de Maio

O IndieLisboa 2017 by Allianz, o Festival Internacional de Cinema Independente, volta de 3 a 14 de Maio a animar vários espaços da cidade de Lisboa, com a exibição de filmes de ficção, documentário, animação, experimentais, longas e curtas metragens, que não são vistos habitualmente, nos circuitos comerciais de distribuição.

A 14ª Edição do IndieLisboa vai premiar pela primeira vez, as melhores curtas metragens nas categorias de Animação, Ficção e Documentário, para além da atribuição do Grande Prémio de Curta Metragem.

O júri para a competição internacional de curtas metragens será composto por Filipe Abranches, professor, realizador e ilustrador, Katja Pratschke, cineasta em destaque na secção Silvestre, e Richard Raskin, argumentista, jornalista, crítico de diversas publicações internacionais e editor da revista Short Film Studies.

A selecção oficial de curtas metragens a concurso apresenta um programa com 51 filmes, numa viagem à volta do mundo, que serve de espelho diversificado de visões e temas.

Procurar o invisível é o grande motor de arranque desta programação que vê voltar o grande animador Nicolas Ménard à procura de um “Goddard” numa montanha (Wednesday with Goddard), Duncan Campbell – vencedor do Turner Prize de 2014 e antes em competição com o estimulante Bernardette – traz The Welfare of Tomás Ó’Hallissy, a finlandesa Salla Sorri (Silencio) procura entender uma jovem que só necessita de mais atenção, Lucas Doméjean, depois do divertido Retarded 2, faz uma espécie de sequela, ainda mais divertida, em que os supermercados Lidl continuam a representar o lugar onde se quer estar com os amigos (Nirvana) ou Camilo Restrepo que, depois de na edição passada ter sido contemplado com uma menção especial por La Imprésion de una Guerra, acompanha uma jovem que procura obsessivamente o pai (Cilaos).

Da Polónia chegam-nos quatro animações e um documentário numa prova da vitalidade do cinema polaco nas suas diversas expressões.

De Sundance surge o filme que venceu o Grande Prémio Internacional, And So We Put Goldfish in the Pool, do japonês Makoto Nagahisa, que tem sido a grande sensação dos festivais a oriente e Hot Winter: a Film by Dick Pierre de Jack Henry Robbins, cujo cunho político e sexual do filme afronta esta América de Trump.

Entre os portugueses, destaca-se o regresso de Joana Pimenta (premiada no IndieLisboa 2014 com o seu primeiro trabalho) com Um Campo de Aviação e de Ico Costa com Nyo Vweta Nafta, realizador que tem feito um circuito assinalável de festivais desde a sua estreia e recém galardoado com o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cinema du Réel.

Em estreia mundial e também numa viagem de regresso ao IndieLisboa, estão Jorge Jácome (Flores), Hugo Pedro (Turno da Noite) e André Ruivo (Circo).

O IndieLisboa 2017 by Allianz é organizado pela IndieLisboa – Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML – Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz Portugal; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.