Home » Agenda » Festivais » Festival Internacional de Guitarra de Amarante

Festival Internacional de Guitarra de Amarante

O V Festival Internacional de Guitarra de Amarante apresenta nesta edição um programa recheado de talentos e nomes importantes, relacionados com o instrumento.

O programa do Festival anuncia pela primeira vez a ON – Orquestra do Norte, para o concerto inaugural, a 22 de junho. Mas, até 6 de julho a programação é diversificada, há muito para ver e ouvir.

O arranque do Festival está marcado para as 22 horas, no Largo de São Gonçalo. Em palco estarão ainda os Laureados Andrés Madariaga (Chile) e Francisco Luís (Portugal). Também pela primeira vez, existirá ainda uma parceria com vários Festivais Europeus, nomeadamente com os Vencedores do Festival de Veria, Grécia, (concerto a 28 de junho); do Festival Pittaluga (Itália) e do Festival Klagenfurt, Áustria, (concerto a 29 de junho). Os vencedores de cada um destes festivais tocam em Amarante, partilhando o palco com outros artistas do programa. No futuro, o vencedor do V Festival de Guitarra de Amarante atuará nestes países.

“Todos os anos trabalhamos para conseguir acrescentar algo diferente ao Festival. Na edição de 2019 ficamos muito felizes por conseguirmos a parceria com a Orquestra do Norte a quem vamos dedicar o momento de abertura oficial do evento”, começa por mencionar Taí Laranjeira, o Diretor-Executivo do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira. A pensar no reforço da projeção internacional deste Festival que soma já 5 anos, “a grande aposta passa também por estabelecermos parcerias com Festivais Europeus o que representa para nós maior diversidade e mais qualidade nos espetáculos que oferecemos, além de promovermos o intercâmbio entre artistas e participantes”, termina.

Judicael Perroy, Marco Tamayo e Anabel Montesinos são cabeças de cartaz As atenções do V Festival Internacional de Guitarra de Amarante estarão especialmente voltadas para o francês Judicael Perroy (França), o cubano Marco Tamayo e a espanhola Anabel Montesinos.

A 26 de junho tem lugar a Conferência subordinada ao tema “O Mimo e Amarante, cidade da Música”, com a diretora Lú Araújo.

O Concurso de guitarra inicia-se no dia 29 de junho, com quatro categorias: A,B,C e D que se destinam a jovens guitarristas com idades compreendidas entre os 6 e os 16.

Nos dias 4, 5 e 6 de julho têm lugar as categorias principais, E e F para guitarristas com idades a partir dos dezassete anos e sem limite de idade. O vencedor do Concurso da principal categoria (F), será premiado com 5 mil euros e fará a abertura da VI edição do FIG-Amarante com orquestra.

A cidade de Amarante acolhe o V Festival/Concurso Internacional de Guitarra, evento organizado pelo CCA – Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira, que conta com o apoio da Câmara Municipal!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.