Site icon Ipressjournal

Festival Internacional SeixalJazz 2022

Festival Internacional SeixalJazz 2022

O Festival Internacional SeixalJazz 2022 está de regresso de 13 a 22 de outubro, em dois espaços: o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, palco principal do festival, e o SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

«Numa continuidade da linha de programação adotada nos últimos anos, o SeixalJazz, organizado pela Câmara Municipal do Seixal, volta a apresentar, nesta 23.ª edição, diferentes estilos e linguagens do jazz, celebrando e promovendo a cultura e os sons sem fronteiras», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

No Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, as primeiras três noites, 13, 14 e 15 de outubro, ficam a cargo de três pianistas: o consagrado Monty Alexander, detentor de uma carreira com mais de 60 anos, considerado como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos; o trio de Mário Laginha, nome incontornável do panorama jazz em Portugal que, em 2022, após 12 anos sem gravar, editou o álbum «Jangada», trabalho base do concerto a apresentar no Seixal; e Antonio Faraò, pianista italiano com mais de 30 anos de carreira e um dos músicos mais respeitados na cena jazzística internacional.

As três noites seguintes – 20, 21 e 22 de outubro – iniciam-se em português com Mário Barreiros e um dos quartetos que gravou o álbum «Dois Quartetos Sobre o Mar», trabalho que marca o regresso deste músico aos discos de jazz 15 anos depois. Ambrose Akinmusire atua na noite seguinte e é um dos representantes da nova geração do jazz. Destacado como um dos melhores trompetistas do mundo, vem acompanhado por três jovens norte-americanos, também eles considerados dos mais talentosos de uma nova geração de músicos. O jazz vocal encerra os concertos no Auditório Municipal, com Samara Joy que, com pouco mais de 20 anos, é já considerada uma das jovens cantoras mais promissoras dos Estados Unidos da América.

Os bilhetes estão à venda em breve na rede Ticketline e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

Nesta edição, o evento voltará a ter o SeixalJazz Clube, num ambiente mais informal e com entrada gratuita, no salão da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, onde será recriado o ambiente de um clube de jazz. No mesmo palco, aos músicos consagrados, cuja carreira é amplamente reconhecida, juntam-se os novos valores da música jazz, uma nova geração de músicos que poderão definir o panorama do jazz nos próximos anos, num espaço que privilegia a apresentação de grupos nacionais e de projetos assentes na música improvisada e no free jazz. Os concertos acontecem em duas sessões: a primeira às 23 horas e a segunda às 24 horas.

O programa completo pode ser consultado em cm-seixal.pt.

Partilhe:
Exit mobile version