Home » Agenda » Festivais » Festival português de blues regressa a Braga
Festival português de blues regressa a Braga

Festival português de blues regressa a Braga

O Festival Nova Arcada Braga Blues vai regressar à cidade para a 6.ª edição, com nomes como Tim, Paulo Gonzo, João Cabeleira e os ingleses Ten Years After, entre outros. Haverá também, pela primeira vez, uma mostra de instrumentos de criadores nacionais.

De 4 a 10 de novembro, o Nova Arcada Braga Blues, o icónico festival português de blues, está de regresso a Braga para a 6.ª edição. O evento, que é organizado pela editora bracarense Mobydick Records & Micha Rudowski, promete trazer inesquecíveis momentos musicais à cidade durante uma semana. Os bilhetes para os três principais concertos estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Altice Forum Braga — as restantes atuações são gratuitas.

Feito em Braga para Braga, este festival é uma celebração do género, nas suas mais variadas facetas, com uma fortíssima componente de criação de públicos. De forma a envolver a comunidade, o festival acontece em múltiplos locais emblemáticos, como os mais importantes clubes de música e cafés de Braga, incluindo workshops em escolas. A edição deste ano conta com nomes como Big Daddy Wilson, Tim, Paulo Gonzo, João Cabeleira, Budda Guedes, Ten Years After, entre outros.

A edição de outono arranca no dia 4 de novembro, sábado, com a estreia da iniciativa da “Feira Mostra de Instrumentos Nova Arcada Braga Blues”, no Piso 1 do Nova Arcada, onde vários construtores nacionais se juntam para mostrarem as suas criações, desde pedais de Fuzz, distorções e boosters feitos à mão, proporcionando uma experiência única a quem estiver no Centro. Também no dia 4, haverá uma Jam session, em que os músicos se juntam para improvisar, pelas 19h30, na Mesa na Praça, espaço inserido no Mercado Municipal de Braga.

No domingo, dia 5, o centro comercial Nova Arcada, que dá nome ao festival, recebe o icónico momento de entrevista “Vamos Falar de Blues”, nesta edição com Tim, dos Xutos & Pontapés. É na Cineplace do Nova Arcada, pelas 17h00, que Budda Guedes irá entrevistar o consagrado músico numa conversa sobre o género musical, além de tocarem alguns blues escolhidos por Tim.

Por cada 5€ em compras nas lojas do Nova Arcada, até dia 3 de novembro, os clientes têm a oferta de um bilhete para assistir à entrevista e concerto. Há um limite máximo de dois bilhetes por cliente, limitados ao plafond existente de 250 entradas.

Mais concertos e o “Blues vai à escola”

Nos dias 6 e 7 de novembro, o “Blues vai à escola”, procurando envolver os mais novos neste género musical. Em formato de quarteto, Budda Guedes visita as escolas secundárias e os conservatórios da cidade, mostrando Blues feito ao vivo e a cores, além de contar a origem do género e as implicações sociais que o estilo teve.

No dia 7 de novembro, terça-feira, no Boca Maldita (Prado), às 22h00, acontece a All Stars Jam Session, que já se tornou numa imagem de marca do festival. Uma sessão de improviso com os artistas que fazem parte do cartaz do festival, mostrando como músicos experientes improvisam num contexto blues, e dando a oportunidade a outros músicos de poderem tocar com estes grandes nomes do género.

No dia seguinte, 8 de novembro, o Altice Forum Braga vai encher para receber o norte-americano Big Daddy Wilson, um dos grandes nomes atuais do blues americano. A primeira parte da noite ficará a cargo da banda portuguesa The Smokestackers.

É na quinta-feira, 9 de novembro, que se irá realizar o habitual concerto “Portuguese Blues Reunion”, com Paulo Gonzo, João Cabeleira, dos Xutos & Pontapés, e Budda Guedes, no Grande Auditório do Altice Forum Braga, às 21h30.

No último dia do festival, 10 de novembro, no mesmo espaço e horário, é a vez de Ten Years After, os gigantes artistas ingleses da cena Blues Rock da década de 60, virem a Braga pela primeira vez mostrar porque são considerados uma das mais importantes bandas da cena Blues mundial. Neste dia, a primeira parte será conduzida pelos portugueses Nico Drum’s & Blues Feat. Miguel Casais.

Toda a programação disponível em www.bragablues.com.

Sobre o Nova Arcada Braga Blues
O Nova Arcada Braga Blues, cuja primeira edição aconteceu em 2017, já trouxe a Portugal 37 artistas estrangeiros, todos dedicados ao género musical Blues, assim como nomes reconhecidos como Pedro Abrunhosa, Rui Veloso e João Cabeleira (Xutos & Pontapés).

O Nova arcada Braga Blues foi um dos nomeados para o Iberian Festival awards em 2019 na categoria Best Indoor Festival. É o mais extenso festival de Blues nacional e o único com a característica de se poder alargar a toda a cidade, uma vez que os diversos eventos que se realizam acontecem em vários lugares icónicos da fantástica cidade de Braga.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.