Home » Agenda » Eventos » FIA Lisboa, cultura, artes e tradição na FIL, Parque das Nações!

FIA Lisboa, cultura, artes e tradição na FIL, Parque das Nações!

A FIA Lisboa homenageia a multiculturalidade e os produtos endógenos de Portugal, numa viagem através de um verdadeiro mundo de culturas, artes e tradições, entre 28 de Junho e 6 de Julho, na FIL, Parque das Nações.

Em destaque estará o Ciclo da Lã, uma iniciativa inovadora cujo objetivo é dar a conhecer todo o processo de transformação da lã desde a tosquia até ao produto final. No âmbito desta iniciativa serão demonstrados os diversos passos: tosquia, lavagem, fiação, tecelagem e produto final.

Em paralelo serão expostos diversos objetos nomeadamente lã suja, lã lavada, um pequeno tear em madeira, lançadeiras, assim como a recriação de uma oficina ao vivo com rolos em burel, moldes e mesa de corte e máquina de costura para execução de peças de vestuário e acessórios em burel ao vivo.

O Ciclo da Lã é uma iniciativa da Ecolã, uma unidade produtiva artesanal de origem familiar fundada no início do Século XX e que foi recentemente alvo de reportagem da revista internacional Monocle e ganhou uma nova montra na loja URZE – Portuguese Mountain Lifestyle na Galeria Comercial Embaixada, na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

A missão da Ecolã consiste em divulgar uma atividade incontornável da Região da Serra da Estrela – tecelagem tradicional em lã. A Ecolã acompanha todo o ciclo de transformação da lã (das ovelhas bordaleira da Serra da Estrela); desde a tosquia em Maio, passando pela compra direta da lã aos pastores em Junho/Julho, após a qual se segue a tecelagem até ao produto acabado.

A matéria-prima utilizada é 100% lã de ovelha em cores naturais sem recurso a tinturaria, mantendo intocáveis todas as propriedades desta fibra natural – é resistente, elástica, saudável, biodegradável, entre muitas outras qualidades.

Partilhe:
A FIA Lisboa homenageia a multiculturalidade e os produtos endógenos de Portugal, numa viagem através de um verdadeiro mundo de culturas, artes e tradições, entre 28 de Junho e 6 de Julho, na FIL, Parque das Nações. Em destaque estará o Ciclo da Lã, uma iniciativa inovadora cujo objetivo é dar a conhecer todo o processo de transformação da lã desde a tosquia até ao produto final. No âmbito desta iniciativa serão demonstrados os diversos passos: tosquia, lavagem, fiação, tecelagem e produto final. Em paralelo serão expostos diversos objetos nomeadamente lã suja, lã lavada, um pequeno tear em madeira, lançadeiras,…

Review Overview

User Rating: 4.65 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.