Home » Atualidade » Nacional » Figuras públicas apoiam a prevenção da diabetes na condução!
José Figueiras alerta para a prevenção da diabetes na condução | img: SIC

Figuras públicas apoiam a prevenção da diabetes na condução!

José Figueiras, Mónica e Rubim são as três figuras públicas, que se associam à operação STOP promovida pela Roche, em conjunto com Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, GNR, Prevenção Rodoviária Portuguesa e ACP, que terá lugar no dia próximo dia 14 de Novembro, às 11h, junto à rotunda do Ramalhão, em Sintra.

Esta iniciativa integrda na campanha que assinala o Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo, alertar os condutores com diabetes para a medição da glicemia antes de conduzir.

No local, serão distribuídos kits de informação sobre que medidas que deverão ser tomadas na presença de sintomas de hipoglicemia e realizados rastreios de glicemia aos condutores que desejarem avaliar esses valores.

A campanha vai estender-se a outras localidades do país, no dia 18 de Novembro, com carros patrulha da GNR distribuídos de norte a sul de Portugal, nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Faro.

O Diabético têm um risco ligeiramente aumentado para sofrer acidentes de viação quando não controlam os níveis de glicemia. Em Portugal estima-se que haja mais de meio milhão de pessoas com diabetes diagnosticada e muitas dependem da condução a nível profissional e pessoal.

De acordo com estudos europeus, 32% da população com diabetes já experienciou um episódio de hipoglicemia enquanto conduzia e 38% não tem um medidor de glicemia no carro*, sendo que 16% dos acidentes causados por estes doentes estão relacionados com hipoglicemia**.

“O estilo de vida acelerado e por vezes imprevisível que a maior parte das pessoas tem pode reduzir os níveis de glicemia e desencadear um conjunto de sintomas potencialmente perigosos para quem está a conduzir. Neste sentido, programas educacionais como é exemplo esta campanha têm um efeito positivo na sensibilização das pessoas com diabetes e na prevenção de acidentes rodoviários” afirma Carlos Neves, Presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.

Recomendações preventivas da Associação Americana de Diabetes para as pessoas com diabetes:

– ter no carro um glucómetro;
– ter no carro pacotes de açúcar, bolachas e sumos;
– testar sempre a glicemia capilar antes de iniciar a condução e a cada intervalo de 1h;
– nunca iniciar um período de condução prolongado com valores de glicemia capilar inferiores ao normal (70-90 mg/dl) sem consumir hidratos de carbono;
– parar assim que surjam sintomas de hipoglicemia, avaliar e corrigir a glicemia capilar e não retomar a condução antes de normalizar os valores, geralmente durante um período entre 30 a 60 minutos.

Sobre a hipoglicemia

A hipoglicemia é uma descida dos níveis de açúcar no sangue, para níveis abaixo do considerado normal, que afeta temporariamente as capacidades cognitivas. Os sintomas surgem quando a glicemia é inferior ou igual a 70 mg/dl mas varia de pessoa para pessoa. O tempo de recuperação após um episódio de hipoglicemia grave, que necessita da assistência de terceiros, pode durar até 36 horas.

Estima-se que um diabético tipo 1 tenha dois episódios de hipoglicemia por semana e que a prevalência anual da hipoglicemia grave se situe entre 30 a 40%. A redução da glicemia pode ser desencadeada por medicação usada para tratar a diabetes, longos períodos em jejum, atividades físicas ou stress.

Entre os sintomas mais comuns destacam-se: visão turva, fome súbita, fadiga, suor excessivo, tremores, alteração da consciência, dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e desmaio.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.