Home » Atualidade » Internacional » Filipe VI é proclamado esta quinta feira Rei de Espanha!
Juan Carlos I de Borbón abdica, Filipe VI é proclamado esta quinta feira, Rei de Espanha

Filipe VI é proclamado esta quinta feira Rei de Espanha!

Juan Carlos I de Borbón, presidirá hoje ao último ato do seu reinado de quarenta anos, com a assinatura da lei orgânica que marca o fim do seu tempo como rei e a subida ao trono de Filipe VI o filho natural, que irá reinar um país dividido, em pleno e aceso debate, entre monarquicos e republicanos, enquanto paira no ar, o fantasma da desagregação territorial.

Filipe VI o novo rei terá consigo esta quinta feira, na hora da proclamação, a mãe, rainha Sofia e uma irmã, a infanta Elena, acompanhadas pelas tias Pilar e Margarida.

O dia de quinta feira, será preenchido por uma sucessão de formalidades, começando às 9h30, quando Juan Carlos entrega ao filho a faixa de chefe supremo das Forças Armadas na sala de audiências da Zarzuela. O novo rei de Espanha chegará ao congresso às 10h30, envergando o uniforme de gala militar.

Na cerimónia que se segue na “Carrera de San Jerónimo”, receberá honras dos três exércitos e atravessará acompanhado pela rainha Letizia e pelas duas filhas, o portão dos leões do congresso, o qual só é aberto em ocasiões especiais.

Depois da proclamação que por desejo do novo rei, será sem pompa ou ostentação, “preservando apenas a solenidade e a dignidade que requer um acontecimento histórico, com critério de austeridade como recomendam os tempos que correm”, seguem-se dois dias de intensa atividade real, por entre cerimónias, eventos e outras realizações.

A proclamação de Felipe VI obrigou à implementação de um dispositivo de segurança sem precedentes, com nível de alerta antiterrorista e medidas de cibersegurança, nunca antes adotadas, na história de espanha.

Só para a cerimónia de proclamação, estarão entre o Congresso de Deputados e o Palácio Real, milhares de agentes da Policia Nacional e Policia Civil, que são apenas uma parte do dispositivo de milhares de outros agentes, que estarão esta semana em Madrid, para garantir a segurança nos percursos que os reis farão e nas cerimónias em que estarão presentes.

O Governo espanhol explica que se trata de um dispositivo “amplo e exaustivo” e que representa um dos mais complexos montados até hoje em Madrid, que inclui também 2.100 agentes anti-distúrbios procedentes de todo o país, especialistas em explosivos, agentes de cavalaria, guias caninos e unidades de subsolo.

Polícia científica, Grupos Operativos Especiais de Segurança (GOES), Unidade de Prevenção e Reação e Grupos de Atenção ao Cidadão estão igualmente envolvidos nas operações. A Guarda Civil vai ter no terreno todo o seu efetivo, de agentes de Trânsito, Serviço Cinológico, Serviço Aéreo, Grupo de Ação Rápida e Unidade Especial de Intervenção (UEI), entre outras.

O plano prevê ainda restrições no espaço aéreo durante os atos oficiais, vigilância dos locais de afluência maciça de pessoas, proteção de infraestruturas críticas e ativação do dispositivo de cibersegurança, que pretende garantir o normal funcionamento de todos os atos relacionados com a proclamação de Felipe VI, ao nível da prevenção, reação, mitigação e resposta, às ameaças virtuais.

Partilhe:
Juan Carlos I de Borbón, presidirá hoje ao último ato do seu reinado de quarenta anos, com a assinatura da lei orgânica que marca o fim do seu tempo como rei e a subida ao trono de Filipe VI o filho natural, que irá reinar um país dividido, em pleno e aceso debate, entre monarquicos e republicanos, enquanto paira no ar, o fantasma da desagregação territorial. Filipe VI o novo rei terá consigo esta quinta feira, na hora da proclamação, a mãe, rainha Sofia e uma irmã, a infanta Elena, acompanhadas pelas tias Pilar e Margarida. O dia de quinta…

Review Overview

User Rating: 4.6 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.