Home » Solidariedade » Financiamento combate o desperdício alimentar
Financiamento combate o desperdício alimentar

Financiamento combate o desperdício alimentar

A Phenix, marca líder no combate ao desperdício na Europa, presente em Portugal desde 2016, garantiu recentemente uma nova ronda de investimentos, no valor de 15 milhões de euros.

A empresa, que presta suporte aos seus clientes na gestão eficiente de stocks e conversão de excedentes alimentares em doações a IPSS, com recurso a soluções tecnológicas, pretende fortalecer a sua posição de liderança na Europa e tornar-se no parceiro de referência para supermercados, fábricas, retalhistas e produtores de alimentos que desejam colocar a luta contra o desperdício alimentar no centro das suas estratégias de negócio e de responsabilidade social corporativa.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), um terço dos alimentos em todo o mundo é desperdiçado ao longo da cadeia de valor, representando um total de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos, por ano. Em 2014, Jean Moreau e Baptiste Corval, dois empresários franceses, fundaram a Phenix com o objetivo de acabar com este desastre social, ambiental e económico. Atualmente a operar em cinco países europeus, a empresa já evitou que mais de 200 milhões de refeições acabassem no lixo.

15 milhões de euros para um impacto social e ambiental ainda maior

A Phenix dá as boas-vindas a três novos investidores no setor da tecnologia para o combate às alterações climáticas: o BNP Paribas Solar Impulse Venture Fund, que investe em startups que atuam em prol da transição ecológica, o BNP Paribas Asset Management, através de um fundo dedicado à economia social e solidária, e o Lombard Odier Investment Managers Sustainable Investments, através do seu franchise Private Equity.

A Phenix continua a contar com o apoio dos seus históricos shareholders, que confirmam a sua confiança na equipa de gestão da organização, tendo reforçado o seu compromisso através da participação nesta nova ronda: a INCO Ventures, a ETF Partners, a Danone Manifesto Ventures e o Smart Cities Fund, administrado pela Bpifrance em nome do governo francês, como parte da França 2030. Esta nova ronda confirma a atratividade económica da Phenix para investidores que desejam colocar o impacto no centro dos seus investimentos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.