Home » Cultura » Exposições* » “FLAVORS”, do fotógrafo Bruno Saavedra em Almada
“FLAVORS”, do fotógrafo Bruno Saavedra em Almada
“FLAVORS”, do fotógrafo Bruno Saavedra em Almada

“FLAVORS”, do fotógrafo Bruno Saavedra em Almada

A Galeria Municipal de Artes de Almada inaugura no próximo dia 1 de Junho às 18H30, a exposição “FLAVORS”, do fotógrafo Bruno Saavedra.

Depois de ter passado pela Galeria Municipal de Almeirim, pelo espaço cultural Boutique da Cultura, pela Galeria Municipal do Palácio Ribamar em Algés e pela RESTART – Instituto de Criatividade e Novas Tecnologias, “FLAVORS”, um conjunto de fotografias de corpos envolvidos em ingredientes culinários, chega a Almada.

Bruno Saavedra descreve o projeto como “fotografias de corpos envolvidos em ingredientes culinários, que se movem em torno do universo que cada modelo escolheu, naquele momento, para o tempero da sua carne”.

“O seu olhar, a expressão do rosto, das mãos, do corpo são a apresentação de um ser feito alimento”, reforçou o artista.

“Num espaço branco como uma janela de luz, cada um e cada uma sente a sua pele – toca-lhe, cheira-a, prova-a. Com ela combina odores, texturas, sabores que a temperam e a transformam num objeto novo, sedutor ou apenas provocador, manchado ou abjeto, mas sempre sensual”, explicou o fotógrafo, de 30 anos.

A exposição desenvolve-se em torno dos sabores e alimentos do dia-a-dia, procurando “chamar à atenção, de uma forma artística, para todos desperdícios alimentares no mundo”.

Na composição das fotografias, foram utilizados alimentos como leite condensado, caldo verde, borra de café, mostarda, puré de batata, etc..

Todos “os alimentos utilizados estavam fora do prazo de validade”, realçou o fotógrafo.

“O projeto ‘Flavors’ começou a ser desenvolvido em janeiro de 2015 com pessoas de vivência comum que se mostraram disponíveis para fazer algumas experiências”, disse o fotógrafo.

“Numa tentativa de quebrar barreiras, convidei duas pessoas surdas para fazer parte do projeto – para mim foi um desafio e uma experiência inesquecível poder fotografar essas pessoas e perceber que a arte pode ultrapassar qualquer forma de linguagem”, contou Saavedra.

Passado dois anos sobre o início deste projeto, o fotógrafo tem, naturalmente, sobre ele um olhar diferente: “cresci noutros sentidos, desenvolvi outros interesses, mas ‘Flavors’ continua a ser um conceito forte. Vi as pessoas reagirem das maneiras mais diversas – da adoração à repulsa. ‘Flavors’ correspondeu assim à ideia original e foi sugerindo aos visitantes da exposição uma série de sentimentos fortes e íntimos, tal como eu pensei”.

Bruno Saavedra, nasceu em Itamarajú- Bahia, no Brasil, e sempre foi apaixonado pelas artes e pela fotografia. Aos 17 anos veio viver para Portugal. Em 2014, frequentou o curso de maquilhagem da Lisboa Make Up School, o que lhe permitiu autonomia na criação do conceito fotográfico. Em 2016 concluiu o curso anual de fotografia da RESTART- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias.

A exposição fica patente ao público até o dia 18 de agosto, de segunda a sexta: 10h00 às 12h30 e das 14h00 às18h00, sábados das 14h00 às 18h00. Encerra domingos e feriados.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.